20/01/2026

Papa Leão XIV encerra Jubileu da Esperança e fecha última Porta Santa

por Boa Semente

Na Festa da Epifania do Senhor, o Papa Leão XIV presidiu a Missa solene na Basílica de São Pedro e realizou o rito de fechamento da Porta Santa, marcando o fim oficial do Ano Santo.

Nesta terça-feira, 6 de janeiro, o Papa Leão XIV fechou solenemente a última Porta Santa do Jubileu da Esperança, símbolo do encerramento do Ano Santo. O ato litúrgico foi realizado na Missa da Epifania do Senhor na Basílica de São Pedro.

Durante a homilia, o Pontífice sublinhou que a Epifania é ato de esperança e luz, sinal de que “na presença de Deus nada permanece como antes”, pois aqueles que atravessaram a Porta Santa foram chamados a viver a fé com renovado ardor.

” Este é o início da esperança. Deus revela-se e nada pode permanecer imóvel”.

Ao ligar o encerramento do Jubileu à Festa da Epifania, o Papa Leão XIV enfatizou que Cristo se revela a todos, especialmente aos povos e às periferias existenciais, chamando cada pessoa a ser luz no mundo e testemunha viva da misericórdia divina.

“No final do Ano Jubilar, questiona-nos com particular seriedade a busca espiritual dos nossos contemporâneos, muito mais rica do que talvez possamos compreender. Milhões deles atravessaram a soleira da Igreja”.

E finalizou:

“Queridos irmãos e irmãs, é bom sermos peregrinos de esperança. E é bom continuar a sê-lo, juntos! A fidelidade de Deus continuará a surpreender-nos. Se não reduzirmos as nossas igrejas a monumentos, se as nossas comunidades forem casas, se resistirmos unidos às seduções dos poderosos, então seremos a geração da aurora”.

Um Jubileu de esperança na história

O Jubileu da Esperança de 2025/2026 reuniu milhões de peregrinos, que passaram pelas Portas Santas das quatro basílicas papais e também por uma porta inédita, aberta na prisão de Rebibbia, gesto de misericórdia e símbolo de que a graça jubilar alcança todos os corações, sem exceção.

A Porta Santa da prisão de Rebibbia foi fechada previamente, no dia 21 de dezembro, em celebração presidida pelo Cardeal Vigário Baldassare Reina, destacando o valor da esperança mesmo nas situações mais difíceis da vida humana.

O Jubileu entrou para a história como um Ano de Santo de dois papas, proclamado pelo Papa Francisco e encerrado pelo Papa Leão XIV.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9 9321-5692 Notoris - Agência Digital