02/10/2020

1° dia do Tríduo a Santa Faustina Kowalska

“Espírito Santo, dá-me a graça de uma confiança inquebrantável em razão dos méritos de Jesus Cristo, e temerosa em razão da minha fraqueza.

1° dia do Tríduo a Santa Faustina Kowalska

1 – SINAL DA CRUZ

2 – VINDE ESPÍRITO SANTO…

Do Beato Miguel Sopocko

“Espírito Santo, dá-me a graça de uma confiança inquebrantável em razão dos méritos de Jesus Cristo, e temerosa em razão da minha fraqueza.

Quando a pobreza bater à minha porta:

JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando me visitar a doença ou a deficiência física:

JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando o mundo me rejeitar e me perseguir com o seu ódio:

JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando a negra calúnia me manchar e encher de amargura:

JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando me abandonarem os amigos e me ferirem com suas palavras e suas ações:

JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Espírito de amor e de misericórdia, sê meu refúgio, meu doce consolo, minha aprazível esperança, para que nas mais difíceis circunstâncias da minha vida eu nunca deixe de confiar em Ti. Amém!”.

3 – INTENÇÕES:

4 – ORAÇÃO INICIAL

De São João Paulo II

“E tu, Faustina, dom de Deus ao nosso tempo, dádiva da terra da Polônia à Igreja inteira, obtém-nos a graça de perceber a profundidade da misericórdia divina, ajuda-nos a torná-la experiência viva e a testemunhá-la aos irmãos! A tua mensagem de luz e de esperança se difunda no mundo inteiro, leve à conversão os pecadores, amenize as rivalidades e os ódios, abra os homens e as nações à prática da fraternidade. Hoje, ao fixarmos contigo o olhar no rosto de Cristo ressuscitado, fazemos nossa a tua súplica de confiante abandono e dizemos com firme esperança:

Jesus Cristo, confio em Ti! Amém!”.

5 – ATO DE OFERECIMENTO AO SAGRADO CORAÇÃO

“Ó meu Jesus, suplico-Vos pela bondade do Vosso dulcíssimo Coração, acalme-se a Vossa ira e manifeste-nos a Vossa misericórdia. Vossas Chagas sejam nossa defesa diante da justiça do Vosso Pai. Conheci-Vos, ó Deus, como fonte de misericórdia que vivifica e alimenta cada alma. Oh, como é grande a misericórdia do Senhor, acima de todos os Seus atributos. A Misericórdia é o maior atributo de Deus; tudo o que está em minha volta me fala disso. A Misericórdia é a vida das almas, a Sua compaixão é inesgotável. Ó Senhor, olhai para nós e procedei conosco de acordo com a Vossa imensurável piedade, de acordo com a Vossa imensa misericórdia.” Amém (D. 611).

6 – DIÁLOGO DE CRISTO MISERICORDIOSO COM A SANTA SOBRE:

 A ALMA PECADORA

 ” — Jesus: Alma pecadora, não tenhas medo do teu Salvador. Eu, por primeiro, tomo a iniciativa de Me aproximar de ti, pois sei que por ti mesma não és capaz de elevar-te até Mim. Não fujas, filha, de teu Pai, dispõe-te a dialogar a sós com o teu Deus de misericórdia, que quer dizer-te palavras de perdão e cumular-te com Suas graças.

Oh, como Me é cara a tua alma! Inscrevi o teu nome nas Minhas mãos; tu te gravaste como chaga profunda no Meu Coração.

— Alma: “Senhor, ouço a Vossa voz que me conclama a voltar do mau caminho, mas não tenho coragem nem força”.

— Jesus: Eu sou a tua força, Eu te darei poder para a luta.

— Alma: “Senhor, conheço a Vossa santidade e tenho medo de Vós”.

— Jesus: Minha filha, por que tens medo do Deus de misericórdia?  A Minha santidade não impede que Eu seja misericordioso para contigo. Vê, alma, para ti fundei o trono da misericórdia na terra, esse trono é o sacrário; dele desejo descer ao teu coração. Repara que não Me cerquei de séquito, nem de guardas. Tens acesso a Mim a todo momento, a qualquer hora do dia quero falar contigo e desejo conceder-te graças.

— Alma: “Senhor, não sei se me perdoareis tão grande quantidade de pecados; a minha miséria enche-me de temor”.

— Jesus: A Minha misericórdia é maior que as tuas misérias e as do mundo inteiro. Quem pode medir a extensão da Minha bondade? Por ti desci do céu à terra, por ti permiti que Me pregassem na Cruz, por ti permiti que fosse aberto pela lança o Meu Sacratíssimo Coração e, assim, abri para ti uma fonte de misericórdia. Vem haurir graças dessa fonte com o vaso da confiança. Nunca rejeito um coração humilhado. A tua miséria ficou submersa no abismo da Minha misericórdia. Por que terias que travar Comigo [uma disputa] sobre a tua miséria? Dá-Me antes o prazer de Me entregares todas as tuas penúrias e toda a miséria, e Eu te cumularei com tesouros de graças.” (D. 1485)

7 – FORMA DE DIVULGAR A DIVINA MISERICÓRDIA

A IMAGEM DE JESUS MISERICORDIOSO

No dia 22 de fevereiro de 1931, na cela do convento em Płock, irmã Faustina teve uma visão na qual o próprio Jesus se apresentou tal como a Imagem deveria ser pintada. “À noite, quando me encontrava na minha cela — escreve no Diário — vi Nosso Senhor vestido de branco. Uma das mãos erguida para abençoar, e a outra tocava-Lhe a túnica, sobre o peito. Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido. (…) Logo depois, Jesus me disse: Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós” (D.

47). Quero que essa Imagem (…) seja abençoada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia” (D. 49).

O conteúdo desta Imagem está, pois, estreitamente ligado à liturgia desse domingo. A Igreja lê nesse dia o Evangelho segundo São João da aparição de Jesus Ressuscitado no Cenáculo e da instituição do sacramento da Reconciliação (Jo 20, 19-29). A Imagem representa, então, Jesus Ressuscitado que traz aos homens a paz pela remissão dos pecados, pelo preço da Sua Paixão e morte na Cruz. Os raios do Sangue e da Água que brotam do Coração, transpassado por uma lança, e as cicatrizes das Chagas da crucifixão relembram os acontecimentos da Sexta-Feira Santa (Jo 19, 17-18; 33-37). A Imagem de Jesus Misericordioso une, então, estes dois acontecimentos evangélicos que mais plenamente falam sobre o amor de Deus para com o homem.

Na Imagem de Cristo são visíveis os dois raios. Irmã Faustina pergunta a Jesus sobre o significado desses raios, e Jesus lhe explica: “o raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. (…) Feliz aquele que viver à sua sombra” (p. 9 e 10 – Da introdução do Diário de Santa Faustina.)

8 – AJUDA DO CÉU:

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Santa Faustina, nascida em 25 de agosto de 1905, não conheceu pessoalmente Santa Teresinha do Menino Jesus, falecida em 30 de setembro de 1897,  foi consolada por esta quando passava por grandes perseguições e tribulações devido a divulgação do culto a Misericórdia Divina. Santa Teresinha do Menino Jesus visita-a em sonho. Ela própria narra o acontecimento no seu Diário:

“Quero anotar um sonho que tive a respeito de Santa Teresinha do Menino Jesus. Eu era ainda noviça e tinha certas dificuldades, que não conseguia superar. Tratava-se de obstáculos interiores, mas que se relacionavam com dificuldades exteriores. Fiz novenas a vários santos, mas a situação tornava-se cada vez mais difícil. Os meus sofrimentos por esse motivo eram tão grandes que já não sabia como continuar a viver. De repente, veio-me a ideia de rezar à Santa Teresinha do Menino Jesus. Comecei uma novena à essa santa, pois já antes do ingresso no convento tinha grande devoção a ela. Agora me descuidei um pouco dela, mas, nessa necessidade, novamente comecei a rezar com todo o fervor.

No quinto dia da novena sonhei com Santa Teresinha, mas como se ela ainda estivesse na terra. Ocultando diante de mim o fato de ela ser santa, começou a dizer-me palavras de conforto; que eu não ficasse tão triste por causa desse problema, mas que confiasse mais em Deus.

Disse-me: ‘Também eu sofri muito’ . — Contudo, eu não estava muito convicta de que ela tivesse sofrido muito e disse-lhe: ‘A mim me parece que não tenha sofrido nada’. — Mas Santa Teresinha respondeu, assegurando-me de que havia sofrido muito e me disse: ‘Saiba, irmã, que dentro de três dias a irmã resolverá esse problema da melhor maneira’ . Como eu não estava muito inclinada a acreditar nisso, então ela se deu a conhecer, revelando-me que era santa. Então a minha alma encheu-se de alegria e perguntei-lhe: ‘Você é santa?’ . E ela me respondeu: ‘Sim, sou santa, e confie que aquele problema a irmã resolverá no terceiro dia’ . — E eu disse a ela: ‘Santa Teresinha, diga-me, irei para o céu?’ — Respondeu-me: ‘A irmã irá para o céu’ . — ‘E serei santa?’ — Respondeu-me: ‘A irmã será santa’. — ‘Mas, Teresinha, eu serei uma santa como você, nos altares?’ — E ela me respondeu: ‘Sim, você será uma santa como eu, mas deve confiar muito em Jesus’. — E perguntei-lhe se meu pai e minha mãe irão para o céu, se…  [frase incompleta] — Respondeu-me: ‘Irão’ . — E continuei a perguntar: ‘E as minhas irmãs e meus irmãos irão também para o céu?’

— Respondeu-me que rezasse muito por eles, mas não me deu uma certeza. Compreendi que necessitavam de muitas orações.

Tratou-se de um sonho e, como diz o provérbio: ‘O sonho é ilusão e só Deus é salvação’ . No entanto, no terceiro dia resolveu-se esse difícil problema com muita facilidade. Como me tinha dito, cumpriu-se ao pé da letra tudo que se relacionava com essa questão. Foi um sonho, mas ele teve o seu significado.” (D. 150)

Irmã Faustina, segundo testemunho da sua congregação , não leu a História de uma Alma (1898), na época já traduzido em polonês; porém deve ter conhecido algum fioretti, santinho, frases daquela Santa, cujo processo de beatificação (1923) e de canonização (1925) recentes tornavam marcante a sua influência.

9 – ORAÇÃO FINAL

Santa Faustina Kowalska, Virgem

ORAÇÃO

(Coleta – própria da Missa da Santa)

“Ó Deus, que confiou a Tua misericórdia infinita, as grandes riquezas, a santa Faustina para serem difundidas ao longo desta tarefa, pela intercessão da mesma a nós, concede-nos, que por seu exemplo, possamos ser capazes de receber de Tua bondade eterna, ter plena confiança na obra generosa de tua de caridade, e concluí-la. Por Cristo Senhor nosso, na unidade do Espírito Santo” Amém!

Pai Nosso…

Santa Maria…

Glória ao Pai…

Santa Faustina Kowalska – Apóstola da Divina Misericórdia – Rogai por nós.

Antônio Gomes

Consagrado na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

Fontes utilizadas:

Diário A MISERICÓRDIA DIVINA NA MINHA ALMA Santa Maria Faustina Kowalska – Ed. Apostolado da Divina Misericórdia. Ano 1995;

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html

https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccdds/documents/rc_con_ccdds_doc_20191007_decreto-celebrazione-verginediloreto-adnexus_la.html

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9 9914-0129 Notoris - Agência Digital