29/04/2018

O corpo é templo e expressão máxima da beleza

por Tatiane Nogueira Leal

A pessoa é mais que uma mera criatura, é filho (a), amado (a) de Deus, feito (a) de modo único, irrepetível, de modo a expressar Aquele que a fez. Deus mesmo é quem diz, ”És precioso aos meus olhos, eu te amo” (cf. Is 43,4).

O corpo é templo e expressão máxima da beleza, numa dimensão mística é habitação de Deus. O corpo é feito à imagem e semelhança de Deus, portanto feito para refletir a perfeição, a glória e a maravilha que há nAquele de quem procede.

Corpo é o lugar que torna visível o amor de Deus que é invisível; e esse corpo traduz a presença de Deus. É o lugar onde Ele quis habitar, o qual Ele mesmo ao criar viu que era muito bom, como se vê claramente no princípio da criação descrita em Gênesis. Apreciar o corpo é perceber sua dignidade revelada em seu princípio. Homem e mulher Deus os criou e havia entre eles uma comunhão plena, até que o pecado entrou e rompeu a mais pura amizade. Então, o VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS (cf. Jo 1,14). Deus assumiu a carne humana, fez assim todo o processo de aprendizagem próprio da sua mais amada criação, exceto no pecado, em tudo Jesus se fez homem. O verdadeiro Deus e verdadeiro homem habitou no meio da humanidade para que, assumindo o pecado do homem, redimisse e salvasse  aquele que havia se perdido. E, sem ter pecado, reconduziu o ser humano em sua integralidade a fazer o caminho de volta à plenitude da felicidade a qual havia se desfeito quando este escolheu o pecado.

A pessoa é mais que uma mera criatura, é filho (a), amado (a) de Deus, feito (a) de modo único, irrepetível, de modo a expressar Aquele que a fez. Deus mesmo é quem diz, ”És precioso aos meus olhos, eu te amo” (cf. Is 43,4).

Através do corpo o amor se expressa. Dar e receber amor são a forma própria de o corpo se manifestar em sua finalidade, pois assim foi o seu princípio. Através de gestos, o afeto se revela, as palavras buscam conceituar os atos de amor, demonstrando o valor do outro de modo concreto.

Espaço real de encontro entre Deus e o homem é o corpo. Quando esse encontro não acontece o corpo acaba se descaracterizando em sua essência, acaba por diminuir a percepção de seu autêntico valor e beleza. Concretamente falando, desprezar o corpo é desprezar a mais bela obra do Criador. Destruir o corpo é destruir a imagem de Deus e Seu projeto de felicidade plena que se realiza no homem. Dessa forma, acontecem situações que esfacelam a dignidade e a riqueza inigualável impressa no corpo, tais como: bulimia, anorexia, obesidade, busca e dependência das drogas e do jogo, aborto, eutanásia, suicídio e tantas outras formas de escravidão. A vida gerada sem amor, de modo artificial e contrário à natureza humana, vai desqualificando a linguagem original de o corpo se expressar.

Afetividade e sexualidade quando vividas dentro da profunda compreensão da vida como expressão de Amor, verdadeiramente livre, têm como resultado um cotidiano marcado pela prática da felicidade.

Há sem dúvida um constante combate que se dá no homem, há uma sede de algo maior que ele mesmo, algo que só o próprio criador pode responder. Pela concupiscência, proveniente do pecado, o homem se vê numa tensão interior entre o bem que quer fazer e o mal que não quer fazer, mas por vezes acaba caindo. Na atualidade, é notável a diversidade e a relativização de conceitos de verdades que anteriormente eram tidas como inquestionáveis. Essa confusão resultou em um homem dividido, confuso e perdido de si mesmo, de sua origem e finalidade. Disso derivam tantas situações que deploram e deformam a sua beleza original.

O corpo, tecido pelas mãos do Senhor, Seu Pai e Criador, é verdadeiramente livre em Cristo que venceu a morte, liberto pelo louvor que volta o olhar para Aquele que lhe salva, o Filho, e o restaura pelo Espírito Santo. A Trindade Santa, um só Deus em três pessoas, a perfeita comunidade do Amor, é o espelho para o zelo do corpo templo deste Trino Mistério.

“O amor é a fundamental e originária vocação do ser humano”.                     

                                                                                                                   São João Paulo II

Tatiane Nogueira Leal

Consagrada na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital