Sementes de Vida

11/12/2019

“Intercâmbio de dons”: textos do Papa e escritos de líderes de outras Igrejas

Foi apresentado em Roma, na sede da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, a nova coleção ecumênica da Livraria Editora Vaticana (LEV). A coleção apresenta textos do Papa Francisco, com um escrito inédito e prefácio de representantes de Igrejas e Comunidades eclesiais cristãs separadas. Cidade do Vaticano O diálogo ecumênico “não é apenas uma troca de […]

Foi apresentado em Roma, na sede da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, a nova coleção ecumênica da Livraria Editora Vaticana (LEV). A coleção apresenta textos do Papa Francisco, com um escrito inédito e prefácio de representantes de Igrejas e Comunidades eclesiais cristãs separadas.

Cidade do Vaticano

O diálogo ecumênico “não é apenas uma troca de ideias. De algum modo, é sempre um intercâmbio de dons”, assim escrevia S. João Paulo II na sua Carta Encíclica Ut Unum Sint, de 1995. “Intercâmbio de dons” é o título escolhido pela Livraria Editora Vaticana para a original coleção de textos do Papa Francisco, com um escrito inédito e o prefácio de líderes de outras Igrejas e Comunidades eclesiais cristãs. A obra foi lançada na Feira do Livro de Frankfurt em outubro, e em Roma, o lançamento dos dois primeiros volumes foi realizado no Palácio Rovere, sede da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Ouça e compartilhe!

Andrea Tornielli: o fio condutor é o ecumenismo dos fiéis

Na ocasião, depois da saudação do cardeal Edwin O’Brien, Grão Mestre da Ordem do Santo Sepulcro, Andrea Tornielli, diretor editorial do Dicastério para a Comunicação, destacou o fio condutor que une os dois primeiros volumes da coleção: “Nossa Terra Mãe. Uma leitura cristã do desafio do ambiente”, com o prefácio do Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I e “A oração. Respiro de uma nova vida”, com o prefácio do Patriarca de Moscou Kirill. O fio condutor é o ecumenismo dos fiéis, “o ecumenismo prático” que se manifesta nas iniciativas comuns dos cristãos para a salvaguarda da Criação, cuja destruição é um pecado, sublinha Bartolomeu I, e na oração comum já presente na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Nossa Terra Mãe, leitura cristã do desafio do ambiente

“Nossa Terra Mãe, leitura cristã do desafio do ambiente” é o primeiro volume editado pela LEV com certificados que comprovam a correta gestão florestal e a origem dos produtos derivados. Reúne frases, textos, discursos e homilias do Papa Francisco sobre o tema da proteção da criação e sobre a promoção de uma vida digna para todo homem. No prefácio Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, evidencia a ligação existente entre o diálogo ecumênico e o cuidado do ambiente. “Junto com o ecumenismo do diálogo entre as várias confissões cristãs e o ecumenismo do martírio compartilhado pelas vítimas da discriminação e das violências religiosas – escreve o Patriarca – há o ecumenismo do ambiente que enfrenta as mudanças climáticas globais e traz consigo implicações e consequências de grandes dimensões para todo o nosso planeta e os seus habitantes”.

O texto inédito do Papa Francisco

O texto inédito do Papa Francisco, “Uma grande esperança”, é um convite a “rever nossos estilos de vida, os nossos critérios de julgamento, os valores nos quais fundamentamos nossas escolhas”. O Pontífice que considera a ecologia como “a ecologia do homem e de toda a criatura, não só uma parte dela”, propõe um caminho centralizado em quatro palavras: “dom, arrependimento, oferta, fraternidade”, que indicam também um percurso “de cura da necessidade de posse, do poder, do abuso na direção do compartilhamento, colaboração e respeito”.

A oração. Respiro de uma nova vida

O livro “A oração. Respiro de uma nova vida”, tem o prefácio escrito pelo Patriarca de Moscou Kirill. A oração, recorda Kirill, “une o homem com os outros, com seus irmãos e irmãs na fé, pelos quais eleva aos céus as suas súplicas”. O texto inédito, “Respiro de uma nova vida”, é um convite a rezar ininterruptamente. Francisco oferece muitas imagens ligadas à oração e aos momentos nos quais se reza. A mais sugestiva é uma comparação com o respiro: “Nem sempre temos consciência de respirar, mas não se pode deixar de respirar”.

Edições em 10 línguas

Depois do lançamento em italiano e francês, os dois livros estão sendo publicados em português, inglês, espanhol alemão, chinês, polonês, romeno e húngaro.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital