25/09/2020

2° DIA DO TRÍDUO A SÃO VICENTE DE PAULO

por Comunidade Mariana Boa Semente

    1- SINAL DA CRUZ   2 – VINDE ESPÍRITO SANTO…   3 – INTENÇÕES (Pessoal e Comunitária)   4 – ORAÇÃO INICIAL   Oração a São Vicente de Paulo (atribuída a Santo Afonso de Ligório)   “Ó glorioso São Vicente, protetor de todas as obras de caridade e Pai de todos os desgraçados, […]

 

 

1- SINAL DA CRUZ

 

2 – VINDE ESPÍRITO SANTO…

 

3 – INTENÇÕES

(Pessoal e Comunitária)

 

4 – ORAÇÃO INICIAL

 

Oração a São Vicente de Paulo

(atribuída a Santo Afonso de Ligório)

 

“Ó glorioso São Vicente, protetor de todas as obras de caridade e Pai de todos os desgraçados, vós, que jamais na vossa vida abandonastes a nenhum dos que vos imploraram, considerai a multidão dos males que pesam sobre nós e vinde em nosso auxílio: alcançai do Senhor socorro para os pobres, alívio para os enfermos, consolação para os aflitos, proteção para os desamparados, caridade para os ricos, conversão para os sacerdotes, paz para a Igreja, tranquilidade para as nações, e para todos a salvação. Fazei que todos  experimentemos  os  efeitos  da  vossa caridosa  intercessão, e, assim socorridos  por  vós  nas misérias  desta  vida,  sejamos reunidos convosco no céu, onde não haverá nem tristeza, nem lágrimas, nem dores, mas somente gozo, dita e bem-aventurança eterna. Assim seja.”

 

5 – PALAVRA DO SANTO SOBRE O DESAPEGO

 

“Os que se libertam do apego aos bens da terra, da ânsia de prazeres e de sua própria vontade, se convertem em filhos de Deus e gozam de uma liberdade perfeita, pois a liberdade se encontra só no amor de Deus. Estas são pessoas livres, que não têm lei, que voam cada vez mais alto; nada as detêm, nem são jamais escravas do demônio, nem de suas paixões. Ditosa liberdade do filho de Deus.” (XII, 301; XI, 585).

 

 

 

6 – MEDITAÇÃO PESSOAL

 

7 – NOS PASSOS DE SÃO VICENTE

 

Beato Frederico Ozanan

Fundador da Sociedade São Vicente de Paulo

Beatificado em 22 de Agosto de 1997. Por São João Paulo ll

Dia litúrgico 09 de Setembro

 

Grande admirador e devoto de São Vicente de Paulo.

 

Frederico Ozanan nasceu em 23 de abril de 1813, é o 5° de uma família numerosa de 14 irmãos, dos quais somente 4 sobreviveram; mas é em Lyon, lugar de origem de sua família, que ele passou sua infância e adolescência (1816-1830). No colégio Real, o abade Noirot forma Frederico Ozanam na reflexão pessoal, na filosofia, no rigor intelectual e lhe fornece as referências para estruturar sua inteligência, sua vida e sua fé.

 

Ele é licenciado em letras (1825), doutor em direito (1836), doutor em letras (1839) com uma tese sobre Dante e a Filosofia Católica no século XVIII, professor concursado em Letras (1840), professor titular de literatura na Sorbonne (1846). Frederico foi um leigo cristão comprometido que colocou sua inteligência e sua fé a serviço da verdade. A Conferência de História, as aulas magnas na Sorbonne, as aulas na província e no exterior, as publicações científicas como as Conferências de Nossa Senhora de Paris pelo Padre Lacordaire tendem a demonstrar a verdade do cristianismo na ambiente cultural, social e político nascido das instituições da República.

Grupos leigos reprovam os jovens da Conferência de História por falarem ao invés de agir. Para responder ao desafio, seis dentre eles e Frederico vão criar a Conferência da Caridade em 23 de abril de 1833. Eles têm entre 19 e 23 anos, Frederico tem 20 anos. Emmanuel Bailly do jornal A Tribuna Católica será o seu guia, Irmã Rosalie Rendu, Filha da caridade, sua conselheira.

 

Em 23 de junho de 1841, Frederico casou-se com Amélia Soulacroix, filha do reitor da universidade de Lyon. Eles tiveram uma filha, Maria. Frederico caiu gravemente doente em Pisa. Repatriado de urgência para a França, ele morreu em Marselha, em 8 de setembro de 1853.

 

 

8 – ORAÇÃO FINAL

 

(das Laudes, da memória própria de São Vicente de Paulo)

 

“Ó Deus, que, para socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero São Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”

 

Pai Nosso…

Ave Maria…

Glória ao Pai…

 

São Vicente de Paulo, Pai da Caridade – Rogai por nós.

 

Antônio Gomes

Consagrado na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

Fontes utilizadas:

– Obras Completas de São Vicente de Paula – Editora o Lutador

– Liturgia das Horas – Versão Online

– Wikipédia

– Bíblia Ave Maria – Versão Online

– Livro: Meditações, de Santo Afonso de Ligório – Tomo II

-www.filhasdacaridade.com.br

-www.cmbrasil.com.br

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital