29/09/2015

Vaticano divulga tema do Dia Mundial da Comunicação Social 2016

A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais vem tradicionalmente publicada na ocasião da Festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas (24 de janeiro).

Tema escolhido pelo Papa será ocasião para refletir sobre a relação profunda entre a comunicação e a misericórdia, em sintonia com o Ano Jubilar convocado por Francisco

Kelen Galvan
Da redação

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 29, o tema do 50º Dia Mundial da Comunicação Social, que será celebrado no dia 8 de maio de 2016, no domingo que precede a Festa de Pentecostes.

“Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo” foi o tema escolhido pelo Papa Francisco, em concomitância com o Jubileu da Misericórdia, que será celebrado também no próximo ano.

Segundo comunicado do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, com a escolha, o Santo Padre almeja que o Dia Mundial das Comunicações Sociais seja uma ocasião propícia para refletir sobre as “sinergias profundas entre comunicação e misericórdia”.

A Mensagem do Papa para a ocasião será divulgada, como já é tradição, no dia 24 de janeiro. Data em que se celebra a Festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

Leia o comunicado na íntegra:

A escolha do tema deste ano, foi certamente determinada pelo Jubileu extraordinário da Misericórdia e sem dúvida, o Santo Padre almejou que o Dia Mundial das Comunicações Sociais, oferecesse uma ocasião propícia para refletir sobre as sinergias profundas entre comunicação e misericórdia.

Na Bula de proclamação do Ano Jubilar, no número 12, o Papa afirma que: “a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa” e, no mesmo número, o Papa acrescenta: “A sua linguagem e os seus gestos, para penetrarem no coração das pessoas e desafiá-las a encontrar novamente a estrada para regressar ao Pai, devem irradiar misericórdia”.

É oportuno recordar, a este propósito, que nos situamos no contexto de uma comunicação que é lugar privilegiado para a promoção da cultura do encontro.

O Papa nesta ocasião se refere à linguagem e aos gestos da Igreja, mas na perspectiva indicada, cada homem e mulher de hoje, na própria comunicação, no ir ao encontro do outro ou da outra, devem ser animados por uma profunda dimensão de acolhimento, de disponibilidade, de perdão.

O Tema evidencia que uma boa comunicação pode abrir um espaço para o diálogo, para uma compreensão recípocra e a reconciliação, permitindo que desta maneira brotem encontros humanos fecundos. Em um momento no qual nossa atenção, tantas vezes se volta a natureza centralizada e arbitraria dos múltiplos comentários das mídias sociais, este tema quer concentrar-se sobre o poder das palavras e dos gestos, para superar as incompreenções, para curar as memórias, para construir a paz e a harmonia.

Outra vez, Papa Francisco, ajuda a descobrir que no coração da comunicação existe, antes de tudo, uma profunda dimensão humana. Comunicação que não é somente uma “atual ou moderna tecnologia, mas uma profunda relação interpessoal.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, único dia estabelecido pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963) vem celebrado em muitos países, sob a recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede a Festa de Pentecostes (em 2016, será 8 de maio).

A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais vem tradicionalmente publicada na ocasião da Festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas (24 de janeiro).

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital