20/11/2014

Shalom no congresso das novas comunidades com o Papa em Roma

Na manhã desta quinta-feira (20), em Roma, teve início o “III Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades”, organizado pelo Pontifício Conselho pelos Leigos, com o tema “A alegria do Evangelho: uma alegria missionária”.

Na manhã desta quinta-feira (20), em Roma, teve início o “III Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades”, organizado pelo Pontifício Conselho pelos Leigos, com o tema “A alegria do Evangelho: uma alegria missionária”. O fundador e a cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e Maria Emmir Nogueira, participam do evento.

Cardeais, bispos, fundadores e representantes de mais de 100 movimentos e comunidades, vindos de 40 países dos cinco continentes, reúnem-se para aprofundar a discussão de diversos temas de grande relevância para a vida e a missão da Igreja, à luz da Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium.

A primeira edição do encontro se deu por ocasião da Solenidade de Pentecostes em 1998, culminando com um belo e profético encontro dos movimentos e comunidades com o Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro.

Em 2006, também próximo à solenidade de Pentecostes, foi a vez de um grande encontro com o Papa Bento XVI.

Por ocasião da vigília de Pentecostes em 2013, nos primeiros meses do pontificado de Francisco, também na Praça de São Pedro, o pontífice falou aos membros dos movimentos eclesiais e novas comunidades, motivando-os a serem, na Igreja, sinal de “novidade, harmonia e missão”.

O cardeal polonês Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, abriu esta terceira edição evidenciando a beleza da diversidade dos Carismas que, na diferença, formam um só corpo na Igreja e com a Igreja.

Dentre os muitos e importantes conferencistas do Congresso estão o pregador oficial da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, o secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, professor Guzman Carriquiry, e o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet.

Representando a Comunidade Católica Shalom, participam do encontro também o assistente internacional, Cristiano Pinheiro; o responsável pela Formação Sacerdotal da Comunidade, padre Denys Lima; o membro italiano da Comunidade e missionário na Alemanha, Marco Mencaglia; o padre João Chagas, também membro da Comunidade e responsável pelo Setor Jovem do PCL.

Fonte:http://www.comshalom.org/shalom-no-congresso-das-novas-comunidades-com-o-papa-em-roma/

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital