16/10/2018

Seminaristas recebem Ministério de Acólito e Leitor em Quixadá

Na última segunda (15), alguns seminaristas do Seminário Diocesano Imaculada Rainha do Sertão receberam os ministérios de Leitor e Acólito. A solenidade foi realizada na Capela São José, Centro Diocesano de Pastoral, sendo presidida pelo bispo Diocesano, Dom Ângelo Pignolli.

Na última segunda (15), alguns seminaristas do Seminário Diocesano Imaculada Rainha do Sertão receberam os ministérios de Leitor e Acólito. A solenidade foi realizada na Capela São José, Centro Diocesano de Pastoral, sendo presidida pelo bispo Diocesano, Dom Ângelo Pignolli.  

Em memória de Santa Teresa D’Ávila, os seminaristas Antonio Durval de Almeida Viana Filho, Bruno Dias de Lima e Leandro Sabino da Rocha foram instituídos no ministério de leitor e os seminaristas Bruno Paz Farias e Marcelo Eduardo Pereira Santos no ministério de acólitos, sendo Antônio Durval e Bruno Paz membros consagrados da Comunidade Mariana Boa Semente, na dimensão de aliança.  

Para eles, assumir os ministérios de Leitor e/ou Acólito, é mais um passo importante que marca a sua caminhada vocacional rumo ao sacerdócio. Muito mais do que um subir de etapas, eles são convidados a descer cada vez mais, na dedicação ao serviço de todos, a exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo.    

O acolitato é o ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser Ministro Extraordinário da Eucaristia de modo permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral. Já o Leitorato é o ministério recebido com a intenção de tornar-se auxiliar na Liturgia da Palavra, tornando-se oficialmente um leitor da Igreja.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital