14/04/2021

Santa Teresa de Ávila sabia como trazer o céu à terra, afirma Papa

Francisco enviou mensagem ao Congresso Internacional “Mulher Excepcional” por ocasião do 50º aniversário do Doutorado da Santa de Ávila

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibáñez – CNA

Santa Teresa de Ávila sabia como trazer o céu à terra. É o que afirmou o Papa Francisco em mensagem ao Bispo de Ávila, Dom José María Gil Tamayo.

O texto foi dirigido aos participantes do Congresso Internacional “Mulher Excepcional”. O evento foi iniciado nesta segunda-feira, 12, e será encerrado na quinta-feira, 15.

O Congresso acontece na Universidade Católica de Santa Teresa de Jesus de Ávila, na Espanha, por ocasião do 50º aniversário do Doutorado da Santa de Ávila.

“É bonito lembrar que todas as graças místicas que recebia a trasladavam ao céu; mas ela sabia como trasladar o céu para a terra, fazendo de sua vida uma morada de Deus, na qual todos tinham um lugar”, escreveu o Pontífice.

Doutora da Igreja

Assinada na Solenidade de São José, a mensagem foi lida na abertura do Congresso. O Santo Padre remonta a figura da santa Teresa de Ávila, que recebeu de São Paulo VI em 27 de setembro de 1970 o título de Doutora da Igreja.

Leia também
.: Igreja reconhece contribuição de mulheres à doutrina cristã

A santa é a primeira mulher a receber o título que, como escreve Francisco, “reconhece o precioso ensinamento que Deus nos deu em seus escritos e no testemunho de sua vida”.

Uma chama que continua a brilhar

Com as palavras de Paulo VI, o Papa recorda a natureza excepcional desta mulher. A santa, cuja coragem, inteligência, tenacidade uniram-se a “uma sensibilidade pela beleza e uma maternidade espiritual para com todos os que se aproximavam de sua obra”.

Sua vida é “um exemplo único do papel extraordinário que a mulher desempenhou ao longo da história na Igreja e na sociedade”.

“Apesar dos cinco séculos que nos separam de sua existência terrena, a chama que Jesus acendeu em Teresa continua a brilhar neste mundo”, apontou o Santo Padre.

Segundo o Pontífice, o mundo está sempre necessitando de testemunhas corajosas, capazes de derrubar qualquer muro, seja ele físico, existencial ou cultural.

Exemplo para os que querem progredir na purificação

O Santo Padre afirma que Santa Teresa “continua a falar-nos hoje através de seus escritos”. Sua mensagem está aberta a todos. Conhecendo-a e contemplando-a, podem ser seduzidos pela beleza da palavra e pela verdade do conteúdo.

“Que possa fazer surgir em nós o desejo de avançar no caminho da perfeição. Tê-la como amiga, companheira e guia em nossa peregrinação terrestre confere segurança e paz de espírito”, comentou o Papa.

Para Francisco, o exemplo de Teresa de Ávila não é apenas para os que sentem o chamado à vida religiosa, mas para todos os que desejam progredir no caminho da purificação de toda a mundanização. “Leva ao desposório com Deus, às elevadas moradias do castelo interior”.

Santa Teresa sabia como trazer o céu à terra

O Pontífice encorajou todos os membros da Igreja, organizadores e participantes do Congresso. O desejo é de que continuem a aprofundar a mensagem da Santa de Ávila.

“Para que nossa sociedade seja cada vez mais humana e para que todos possamos viver na fraternidade que vem do mesmo Pai, é importante ouvir seu convite a ‘entrar em nós mesmos’ para encontrar o Senhor, e assim testemunhar que ‘Deus é suficiente’”, escreveu.

A devoção de Santa Teresa a São José

Por fim, o Papa conclui recordando a grande devoção de Santa Teresa a São José. O santo foi quem a religiosa “tomou como seu mestre, advogado e intercessor”.

“A ele ela se confiou”, lembrou o Papa, “estando certa de que receberia as graças que pedia”.

A partir de sua experiência, a santa encorajou outros a fazerem o mesmo. Tal era sua devoção que percorreria as terras de Castilha e Andaluzia acompanhada pela imagem de São José.

“Os santos andam sempre de mãos dadas e nos sustentam pela confiança depositada em sua intercessão. Que eles intercedam por todos”, concluiu.

A mensagem de Francisco foi assinada na Basílica de São João de Latrão.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital