14/05/2018

Papa terá encontro com bispos do Chile no Vaticano

Na reunião, o Santo Padre compartilhará suas conclusões pessoais sobre a recente visita do arcebispo Dom Charles Scicluna ao Chile

Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco terá um encontro nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Vaticano, com os bispos do Chile. Na reunião, o Santo Padre compartilhará suas conclusões pessoais sobre a recente visita do arcebispo Dom Charles Scicluna ao país, e os numerosos testemunhos orais e escritos que tem recebido em razão de denúncias de abuso de poder, sexual e psicológico de membros do clero chileno.

Segundo o Pontífice, diante dos desafios enfrentados pela Igreja no Chile é necessário analisar com profundidade as causas e consequências destes mecanismos que, em alguns casos, levaram ao encobrimento e omissões graves com relação às vítimas. Durante o encontro, que contará com a participação de 31 bispos diocesanos e auxiliares, e dois bispos eméritos, o Santo Padre estará acompanhado pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet.

Leia também
.: Papa reforça tolerância zero contra abusos de crianças

De acordo com a Santa Sé o objetivo deste processo sinodal é discernir, de forma conjunta, sobre a responsabilidade de todos e cada um dos ferimentos devastadores causados pelos abusos de membros do clero no país. Um estudo também será realizado e terá como base a necessidade de mudanças apropriadas e duradouras que possam impedir a repetição destes abusos.“É essencial para restaurar a confiança na Igreja”, declarou a Santa Sé.

Além de ser voltado para a prevenção de todo e qualquer tipo de abuso, o encontro elevará a figura do Bom Pastor e destacará a importância dos presbíteros acompanharem o sofrimento das vítimas de abusos. O Santo Padre agradeceu a disponibilidade dos bispos que se comprometeram a participar deste encontro e renovou o pedido para que o povo do Chile continue em estado de oração para que a conversão total ocorra. Segundo a Santa Sé, o Papa Francisco não fará nenhuma declaração durante ou após as reuniões, que serão mantidas em estrita confidencialidade.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital