22/12/2014

Papa indica ações de Maria como modelo de preparação ao Natal

Ao se concentrar no exemplo de Maria, Papa pediu que fiéis abram o coração a Jesus e vivam um Natal realmente cristão, livre da mundanidade

Papa indica ações de Maria como modelo de preparação ao Natal

Ao se concentrar no exemplo de Maria, Papa pediu que fiéis abram o coração a Jesus e vivam um Natal realmente cristão, livre da mundanidade

Jéssica Marçal
Da Redação

A fé e a capacidade de reconhecer o tempo de Deus. Essas foram duas atitudes de Maria destacadas pelo Papa Francisco antes do Angelus deste domingo, 21, na Praça São Pedro. No quarto e último domingo do Advento, o Santo Padre concentra a atenção em Maria como um modelo para a preparação dos cristãos ao Natal.

No Evangelho do dia, a passagem do anúncio do anjo Gabriel a Maria. Francisco explicou que a escuta da Palavra foi uma atitude exemplar de Maria, que apresentou disponibilidade de mente e de coração. Mesmo sem saber o que teria que enfrentar, ela confiou em Deus.

Outra atitude de Maria destacada pelo Papa foi a capacidade de reconhecer o tempo de Deus. “Maria nos ensina a colher o momento favorável em que Jesus passa na nossa vida e pede uma resposta pronta e generosa”, disse Francisco, lembrando que, muitas vezes, o homem não percebe quando Jesus passa em sua vida porque está imerso em seus próprios pensamentos e atividades.

Assim como encontrou morada no ventre de Maria, Jesus vem, no Natal, bater novamente à porta do coração de cada cristão de hoje, afirmou o Santo Padre. “Cada um de nós é chamado a responder, como Maria, com um ‘sim’ pessoal e sincero, colocando-se plenamente à disposição de Deus e da sua misericórdia”.

Fiéis acompanham o Angelus na Praça São Pedro, já enfeitada com a árvore de Natal e o presépio / Foto: Reprodução CTV

O Santo Padre destacou ainda a necessidade dos fiéis manterem as portas abertas a Cristo, pois Ele vem trazer a paz e o chamado a uma vida melhor. “Se você sente a vontade de melhorar, é Ele (Jesus) que bate à porta”.

Francisco não deixou de mencionar a presença silenciosa de São José ao lado de Maria. Esse exemplo, segundo o Papa, é um convite para os fiéis de hoje a acolher Jesus com total abertura da alma.

Lembrando que o presente precioso do Natal é a paz, e que Cristo é a verdadeira paz, Papa Francisco pediu que os fiéis possam viver um Natal realmente cristão, livres de toda mundanidade e prontos para acolher o Salvador.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital