18/05/2018

Papa Francisco entrega carta a bispos do Chile

Carta foi entregue ao término dos encontros realizados para analisar casos de abusos cometidos por membros da Igreja nas últimas décadas 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Terminou nesta quinta-feira, 17, o último dos quatro encontros que o Papa Francisco teve com os 34 bispos chilenos, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke. Ao término destes encontros, o Papa entregou a cada um dos seus irmãos no episcopado uma carta, que foi divulgada também hoje no Boletim da Santa Sé.

A Conferência Episcopal Chilena foi convocada pelo Santo Padre para analisar os casos de abusos cometidos por membros da Igreja nas últimas décadas. Os encontros começaram na última terça-feira, 15. Francisco agradeceu aos bispos por terem aceito o convite para que, juntos, fizessem um discernimento franco frente aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja no Chile nos últimos anos.

“À luz desses acontecimentos dolorosos referentes aos abusos – de menores, de poder e de consciência – temos aprofundado a gravidade dos mesmos assim como as trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. A algumas delas eu mesmo pedi perdão de coração”, lembrou o Papa na carta.

Francisco também agradeceu pela disponibilidade dos bispos de aderir e colaborar com as mudanças e resoluções que terão que ser tomadas a curto, médio e longo prazo, medidas essas necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial.

“Depois desses dias de oração e reflexão, lhes envio a seguir construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o importante: o serviço ao seu Senhor no faminto, no preso, no migrante, na vítima de abuso. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim”, concluiu o Papa.

Entre os dias encontros, estava em pauta a apresentação do relatório feito por Dom Charles J. Scicluna, que foi enviado pelo Papa Francisco ao Chile para investigar casos de abuso que aconteceram nos últimos 10 anos.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital