14/06/2020

Papa faz apelo pela Líbia: chega de crueldade, somos todos responsáveis

Líbia vive há anos impasse entre forças governamentais e forças leais ao general Khalifa Haftar; Nos últimos dias, descoberta de valas comuns chocou a comunidade internacional

Da redação, com Vatican News

Membro das forças de segurança aponta para uma vala comum encontrada na Líbia, na cidade de Tarhouna /Foto: Ismail Zitouny – Reuters

“Grande apreensão e dor” pela “dramática” situação na Líbia: foi o que manifestou o Papa Francisco ao final do Angelus dominical, afirmando que o país tem estado presente em suas orações nos últimos dias. O apelo do Pontífice é dirigido aos organismos internacionais e aos responsáveis políticos e militares para que relancem com convicção um caminho que leve ao fim das violências e à paz, à estabilidade e à unidade do país.

O Santo Padre prosseguiu: “Rezo também pelos milhares de migrantes, refugiados, solicitantes de asilo e deslocados internos na Líbia”. O Papa acrescentou que a situação de saúde agravou as já precárias condições dessas pessoas, tornando-as mais vulneráveis à exploração e à violência, e pediu que a comunidade internacional olhe com cuidado para os migrantes, identificando percursos e fornecendo meios para garantir a proteção de que necessitam, uma condição digna e um futuro de esperança.

“Há crueldade”, disse o Papa, recordando que todos têm responsabilidade sobre o que está acontecendo no país e pedindo aos fiéis uma oração silenciosa. A situação líbica há anos vive um impasse entre forças governamentais e forças leais ao general Khalifa Haftar, que provoca violência e a desestabilização do país.

Nos últimos dias, as Nações Unidas declararam a sua perplexidade com a descoberta de várias valas comuns, sobretudo em Tarhouna – reduto do general Haftar -, que fica a 65 quilômetros da capital, Trípoli. O secretário-geral, Antonio Guterres, pediu uma investigação completa e transparente para identificar as vítimas.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital