20/09/2014

Papa: “devemos ser evangelizadores que ‘saiam várias horas do dia’”

À tarde, o Papa Francisco foi acolhido pelo Monsenhor Fisichella, que resumiu os sentimentos da assembleia em uma frase: “Obrigado, Santo Padre, pela Evangelii Gaudium”.

Hoje, 19 de setembro, continua em Roma o Encontro Internacional “O Projeto Pastoral da Evangelii Gaudium” promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Às 16h (hora local), o Santo Padre foi recebido em um clima de grande entusiasmo, na Sala Paolo VI.

O dia começou com a celebração eucarística às 8h da manhã na Basílica de São Pedro. A missa, presidida por Mons. Rino Fisichella, foi celebrada na intenção da Evangelização dos Povos.

Cerca de 2000 participantes de 60 países (34 bispos e centenas de sacerdotes, religiosos e leigos) se reuniram mais uma vez no Vaticano para aprofundar a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

Pela manhã, o Cardeal Philippe Barbarin, arcebispo da grande metrópole de Lyon na França, falou sobre o tema da “Evangelização nas cidades”, expondo os desafios e também as oportunidades de anunciar o evangelho no coração de grandes metrópoles do mundo.

Na parte da tarde, destacou-se o sacerdote jesuíta polonês, Padre Marko Rupnik, que falou sobre a “Via Pulchritudinis”, a ‘Via da Beleza’ na evangelização. Especialista em arte sacra e homem de profunda teologia, Padre Rupnik foi longamente aplaudido por sua riquíssima exposição. Sua conferência destacou que a Beleza é a “carne” da Verdade e do Bem.

À tarde, o Papa Francisco foi acolhido pelo Monsenhor Fisichella, que resumiu os sentimentos da assembleia em uma frase: “Obrigado, Santo Padre, pela Evangelii Gaudium”.

O Papa insistiu que, assim como o Senhor da Vinha saiu várias vezes no dia para chamar operários, também nós devemos ser evangelizadores que “saiam várias horas do dia”, uma Igreja que saia para encontrar os homens necessitados do Senhor, não apenas por uma hora, mas várias vezes. O Santo Padre ainda frisou que “uma evangelização sem oração, sem contemplação, nunca poderá atingir os corações das pessoas.” Por fim, ele animou os participantes à paciência e à perseverança na ação pastoral, e também à união indispensável entre a palavra e o testemunho: a primeira sem o segundo não vale de nada.

O encontro ainda se estenderá pela manhã deste sábado, dia 20 de setembro.

Fonte:http://www.comshalom.org/papa-fala-aos-participantes-encontro-projeto-pastoral-da-evangelii-gaudium/

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital