28/12/2020

Papa aos jovens de Taizé: deixar-se habitar pela esperança

Francisco enviou uma mensagem aos jovens da Comunidade francesa, que a partir de 27 de dezembro estarão reunidos na modalidade virtual para o 43º Encontro Europeu

Da redação, com Vatican News

Forte e importante o pedido que Francisco dirige aos jovens de Taizé: “Não estejam entre aqueles que semeiam desespero, suscitando constante desconfiança, o que neutralizaria a força da esperança que nos é oferecida pelo espírito de Cristo ressuscitado”. Na mensagem assinada pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, o Papa convida os jovens a se deixarem “habitar por esta esperança” que lhes dará “a coragem de seguir Cristo, de trabalhar juntos pelos e com os mais desfavorecidos, especialmente aqueles que lutam para enfrentar as dificuldades do tempo presente”.

Leia mais
.: Mensagem de Natal: Jesus é esperança em meio à guerras e pandemia

O Santo Padre envia mensagem aos jovens da Comunidade ecumênica de Taizé que, a partir deste domingo, 27 de dezembro, até 1° de Janeiro, estarão reunidos virtualmente para o seu 43º Encontro Europeu de final do ano. “O Papa está feliz, também este ano, por se unir a vocês em pensamento e na oração”, lê-se no texto. Ao se depararem com uma situação de saúde que não os permite encontrar fisicamente, os jovens são “uma prova de criatividade e imaginação” porque, embora distantes, conectaram-se “de uma forma nova graças aos novos meios de comunicação”, afirmou o Pontífice.

Os votos são de que estes dias em que os jovens rezarão juntos e se apoiarão mutuamente ​​na fé e na confiança, ajudará todos a esperarem no tempo favorável ​​e desfavorável, como sublinha a mensagem do Irmão Alois, prior da Comunidade, que acompanhará os jovens ao longo de 2021.

Prosseguir no caminho da esperança

O próprio fato, prossegue a mensagem, de os jovens se encontrarem “ainda que excepcionalmente de forma virtual, já os coloca no caminho da esperança”. A referência é o que o Papa indicou na Encíclica Fratelli tutti: “Ninguém pode enfrentar a vida isolado. Precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos ajude e na qual nos ajudemos um ao outro a olhar para a frente”.

Disto o convite aos participantes a deixarem-se impregnar pela esperança que é “ousada, sabe olhar para além da comodidade pessoal, das pequenas seguranças e compensações que estreitam o horizonte, para se abrir aos grandes ideais que tornam a vida mais bela e digna. Caminhemos na esperança!”. “Que durante este ano – é o voto expresso pelo Papa no final da mensagem – continuem a desenvolver uma cultura do encontro e da fraternidade e caminhem juntos neste horizonte de esperança revelado pela ressurreição de Cristo”.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital