20/10/2016

Morre Cláudio Pastro, renomado artista sacro brasileiro

Entre os trabalhos famosos de Claudio Pastro, está o acabamento do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Morreu na madrugada desta quarta-feira, 19, o artista plástico brasileiro Cláudio Pastro, especialista em arte sacra, um dos mais renomados do Brasil e do mundo.

O velório será no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra SP. Seu sepultamento acontecerá hoje, às 16h, no cemitério do Mosteiro, precedido da Eucaristia em ação de graças por sua vida e ressurreição.

“Rezemos ao bom Deus que acolha em sua casa este servo bom e fiel!”, declarou o arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli, ao divulgar a notícia nas redes sociais.

“Este irmão, com quem pude ter boa amizade, e que serviu a Igreja no Brasil e em outras partes do mundo, com seu dom extraordinário na área litúrgica. Na ressurreição, vai cantar as maravilhas de Deus eternamente”, declarou Dom Gil Antonio Moreira, responsável pelos bens culturais no Regional Leste 2 da CNBB.

Entre as obras mais recentes do artista, estão o monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins Vaticanos e a medalha comemorativa pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Sobre Cláudio Pastro

Cláudio Pastro nasceu em São Paulo, em 1948. Era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Grande devoto da espiritualidade beneditina, recebendo inclusive o título de oblato. Pastro era considerado o maior nome da arte sacra brasileira. Também reconhecido internacionalmente, realizou trabalhos em vários países, como na Itália, Alemanha, França e Espanha, entre outros.

Sua refinada arte pode ser admirada em centenas de capelas, igrejas, catedrais e mosteiros espalhados pelo Brasil e no exterior, nos quais é o responsável pelos projetos arquitetônicos, pinturas, vitrais, azulejos, altares e peças litúrgicas. Em reconhecimento por sua relevante contribuição à arte sacra, Pastro recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em 2007, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Desde 1975, Pastro se dedicava à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

A partir do ano 2000, Cláudio Pastro teve incumbência de cuidar de toda a arte da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O artista também foi o responsável pela criação de todas as peças litúrgicas que o Papa Francisco utilizou na celebração das Missas realizadas em Aparecida e no Rio de Janeiro em 2013.

Entre diversos trabalhos realizados em diversos lugares do mundo, se destaca o acabamento do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde atuam os Redentoristas de São Paulo, além de trabalhos realizados em conventos daquela Província.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital