21/01/2015

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO A DOM JOÃO COSTA

Aracaju, 04 de janeiro de 2015.
“João é o seu nome” (Lc. 1, 63)

Aracaju, 04 de janeiro de 2015.
“João é o seu nome” (Lc. 1, 63)
Esta foi a expressão usada pelo evangelista Lucas para falar o nome do precursor de Jesus. Era grande a expectativa a respeito do que viria a ser aquele menino(cf. Lc 1,66).

Esta expressão também esteve na boca dos diocesanos de Iguatu, quando foi anunciada a nomeação de D. João como terceiro bispo da nossa Diocese, na região Centro Sul do Estado do Ceará. Também grande era a expectativa para a sua chegada. Todos diziam: “João é o seu nome”.
Gostaria de lembrar, aqui, duas figuras bíblicas chamadas “João” para falar do nosso Dom João. São elas: João Batista e João Evangelista. O primeiro aparece com uma missão muito especial: convida o povo à conversão, a preparar os caminhos do Senhor, e diz à multidão o que deve fazer para percorrer o caminho da conversão (cf. Lc 3,10ss). O segundo apresenta-se como apóstolo e evangelista, dando testemunho da missão de Jesus.
Dom João convidou toda a nossa Diocese a percorrer um caminho de conversão pessoal e pastoral, em preparação ao seu grande jubileu de ouro; andou em todas as paróquias convidando à renovação pastoral. Quando lhe perguntamos o que deveríamos fazer, Ele nos impulsionou e construiu conosco o Plano Diocesano de Pastoral. Nesse plano de evangelização, em sintonia com a Igreja no Brasil, sabemos o que fazer na missão, na iniciação cristã, na animação bíblica da pastoral, na setorização das paróquias como comunidade de comunidades, no campo da caridade, justiça e da paz e sustentabilidade da nossa igreja diocesana.
Como João, o evangelista, representado pela águia, Dom João voou muito alto, fazendo-nos olhar bem mais adiante com seus projetos inovadores e ousados, em prol da evangelização. Como o discípulo amado que correu depressa ao túmulo do Ressuscitado (cf. Jo 20, 4), Dom João correu muito e depressa em nossa diocese. Percorreu, incansavelmente, todo território diocesano, organizando as comunidades paroquiais, promovendo a comunhão e a paz, estando próximo dos mais vulneráveis (pobres, presos, enfermos), ou de quem, muitas vezes a sociedade despreza. Correu também para realizar grandes obras de sustentabilidade, para que nossa Diocese, mesmo na sua pobreza, pudesse se manter na evangelização e no serviço da caridade.
Como João Batista e tantos outros, também o senhor não foi compreendido, mas isso não foi empecilho para recuar ou desistir de seus projetos. Hoje, entendemos sua pressa. Deus tinha reservado um tempo relativamente pequeno na nossa visão humana. Mas, como o senhor mesmo disse, esse foi o tempo de Deus.
“João é o seu nome!” finalmente, mais uma vez aparece essa expressão. Porém, para anunciar sua transferência para a Arquidiocese Aracaju. Foi uma grande surpresa para nós e uma mistura de sentimentos nos invadiu: tristeza, insegurança, alegria, saudade, mas principalmente confiança, porque o senhor nos deixa com o sentimento de missão cumprida.
“João é o seu nome!” Agora não é mais o João de Iguatu, mas sim de Aracaju. Com certeza será sempre o nosso Dom João Costa. Obrigado por tudo o que o senhor fez e representa para nós: obrigado pelo seu amor à Igreja, pela sua sensibilidade pastoral, pelo seu dinamismo e otimismo diante da vida, pela sua simplicidade cativante e, principalmente, pelo seu amor às pessoas.
Desejamos muito êxito na sua nova missão em Aracaju. Mas nunca se esqueça de que “João Costa”, nosso D. João, este nome estará sempre em nossos corações e na nossa memória.
Obrigado Dom João. A Diocese de Iguatu lhe agradece de coração!

Pe. José Ricardo Pompeu Ferreira
Coordenador Diocesano de Pastoral

Fonte:http://www.diocesedeiguatu.org.br/diocese/item/3163-mensagem-de-agradecimento-a-dom-joao-costa

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital