04/06/2020

Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima será exposta durante celebração

Exposição faz parte das comemorações do centenário da Imagem abençoada em 13 de maio de 1920. Trata-se de uma das imagens de Nossa Senhora mais replicada no mundo 

Da Redação, com Santuário de Fátima

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições, em Fátima, Portugal, estará mais próxima dos peregrinos no dia 13 de junho, durante as celebrações da peregrinação internacional. A imagem será exposta, por umas horas, na mostra “Vestida de Branco”.

Imgem de Nossa Senhora de Fátima foi abençoada em 13 de maio de 1920/Foto: Santuário de Fátima

A Imagem estará na exposição comemorativa que evoca o seu centenário e juntar-se-à, no núcleo V da referida exposição às oito esculturas de Nossa Senhora de Fátima criadas por variados autores eruditos que interpretaram as descrições dos videntes e seguiram de forma mais próxima ou mais distante o modelo inicial criado em 1920 e que completa agora 100 anos.

Leia também:
.: Santuário de Fátima reabre espaços de visita gradualmente

Todo o percurso da exposição deve ser cumprido mantendo as regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara, devendo os peregrinos visitantes seguir as indicações das equipas de acolhimento no local.

A escultura, que se tornou um dos ícones marianos mais conhecidos e replicados em todo o mundo, foi encomendada em 1919 por um devoto de Torres Novas, Gilberto Fernandes dos Santos, à Casa Fânzeres, de Braga.

História da imagem

Obra do santeiro José Ferreira Thedim, inspirada numa imagem de Nossa Senhora da Lapa, venerada em Ponte de Lima, a Imagem foi modelada e executada conforme o relato das videntes, tal como lhe foi transmitido pelo cónego Manuel Formigão.

Com 1,04 metros de altura, a escultura foi produzida em cedro do Brasil, ficando a cargo da Casa Teixeira Fânzeres, de Braga, a aplicação de policromia e de dourados.

A Imagem foi abençoada em 13 de maio de 1920 pelo pároco de Fátima, padre Manuel Marques Ferreira, na Igreja Paroquial, tendo sido levada para a Capelinha das Aparições apenas um mês depois, porque na altura as manifestações religiosas estavam proibidas pelo Regime Republicano.

Durante a noite, a Imagem era recolhida pela zeladora Maria Carreira – conhecida por Maria da Capelinha –, razão pela qual escapou incólume ao atentado de 6 de março de 1922, que destruiu parcialmente a Capelinha.

Desde maio de 1982, com a renovação da Capelinha das Aparições a tempo da primeira visita de João Paulo II, a Imagem assenta no exterior da Capelinha numa peanha que assinala o local exato onde se encontrava a azinheira (entretanto desaparecida por ação dos devotos) sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos.

Essa Imagem habitualmente sai da Capelinha nos dias 15 de agosto e 8 de dezembro bem como na noite dos dias 12 e nos dias 13 das grandes peregrinações internacionais aniversárias, de maio a outubro.

Programa da Peregrinação de Junho

O centenário da chegada da Imagem à Cova da Iria será celebrado na peregrinação internacional aniversária de junho, que é presidida por D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa.

Natural da Diocese do Porto, DomAmérico Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; é presidente da Irmandade dos Clérigos desde 2011 e, desde 2016, presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais. É atualmente o coordenador do Comité local organizador da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Lisboa, no verão de 2023.

O programa da peregrinação internacional aniversária, a primeira do ano com peregrinos na Cova da Iria, depois do confinamento provocado pela pandemia resultante da covid-19, começa às 21h30 (horário local) do dia 12 de junho, com o Rosário internacional na Capelinha das Aparições, seguido de Procissão das Velas e Celebração no Altar do Recinto de Oração. No dia 13 de junho, o Rosário internacional terá lugar às 09h (horário local) , na Capelinha das Aparições seguido de missa, bênção dos doentes e procissão do Adeus.

A peregrinação internacional aniversária de junho é a segunda do ano pastoral, em Fátima sob o tema «Tempo de graça e misericórdia: dar graças por viver em Deus», e assinala a segunda Aparição de Nossa Senhora.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital