04/06/2019

Fraternidade Católica se reúne em evento que antecede encontro do Charis

Charis atuará a partir deste final de semana, como organismo único que atenderá a RCC e as Novas Comunidades

Charis atuará a partir deste final de semana, como organismo único que atenderá a RCC e as Novas Comunidades

Denise Claro
Da redação, com colaboração de Cristiane Monteiro

Fundadores e moderadores das Novas Comunidades participam de evento em Roma que antecede início da Charis./ Foto: Canção Nova

Nesta terça-feira, 4, teve início, no centro de Congressos de Villa Aurelia, em Roma, o encontro internacional de fundadores e moderadores das Novas Comunidades.

O evento vai até amanhã e acontece em preparação ao primeiro encontro do Charis, novo órgão internacional de unidade da Renovação Carismática Católica e das Novas Comunidades.

Programação

Na manhã de hoje, foi apresentado um resumo histórico da trajetória da Fraternidade Católica pelo australiano Shayne Bennet, um dos fundadores da organização. Logo após, Gilberto Barbosa, até então presidente da Fraternidade Católica, falou sobre a nova visão de comunhão que a partir deste serviço do Charis passa a atuar como orgão de unidade da Renovação Carismática Católicae das Novas Comunidades em todo o mundo.

O fundador da Comunidade Obra de Maria afirmou que as novas comunidades estão abertas à nova realidade e continuarão empenhadas e comprometidas, assumindo em oração os desafios da nova missão.

Para esta quarta-feira, 5, estão previstas, além de colocações e momentos de oração, grupos de partilha por regiões/línguas e uma reunião com o Serviço Internacional do Charis.

Gilberto Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria, em entrevista à Canção Nova./ Foto: Canção Nova

Em entrevista à Canção Nova, Gilberto comentou sobre este novo tempo de integração:

“Nós não estamos vendo o término da Fraternidade, como um fim, mas como o começo de uma nova fase que a gente começa a viver nessa comunhão que o Papa pede de um único serviço à Renovação Carismática Católica. No Brasil nós já vivemos essa integração. O próprio Padre Jonas sempre fez questão de dizer que as ‘Comunidades também são Renovação’, e a Charis vem para isso, para dizer que todos fazemos parte dessa grande família que é o Charis. Quem faz nascer o Charis é a própria Fraternidade junto com o ICCRS, os dois findam e se começa um novo, e nós estamos inseridos neste novo.”

Charis

O Charis, Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, surgiu de um pedido feito pelo Papa Francisco por um único organismo que atendesse às Novas Comunidades e à RCC, em 2015.

Desde então, os passos para a criação do órgão, vinculado ao Dicastério para Leigos, Família e Vida, foram dados. O Charis foi instituído e seus estatutos promulgados no dia 8 de dezembro de 2018. Os membros designados para o Charis assumirão o organismo no encontro que começará nesta quinta-feira, 6, e terminará no sábado, 8, com a Audiência com o Papa Francisco.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital