28/02/2015

Evangelii gaudium é tema da 1ª pregação de Quaresma no Vaticano

Frei Raniero Cantalamessa refletiu sobre o primeiro documento do pontificado de Francisco, destacando o convite ao encontro com Jesus

Frei Raniero Cantalamessa refletiu sobre o primeiro documento do pontificado de Francisco, destacando o convite ao encontro com Jesus

Da Redação, com Rádio Vaticano

O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, ofm, iniciou, nesta sexta-feira, 27, as pregações da Quaresma no Vaticano. Essa primeira reflexão não teve a presença do Papa Francisco, que está retornando ao Vaticano depois de concluir o retiro quaresmal com a Cúria Romana.

A Exortação apostólica Evangelii Gaudium, de Francisco, foi o tema da pregação de hoje. Segundo o frade capuchinho, a novidade desta exortação está no apelo que o Papa faz aos leitores no início da carta e que constitui – na sua opinião – o coração de todo o documento:

“Convido todos os cristãos, de todo lugar e situação, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-lo todos os dias com firmeza. Não há motivo para que alguém ache que este convite não é para ele” (EG, nº 3).

Frei Raniero explicou esse trecho da exortação, destacando o convite ao encontro com Cristo. “Isso quer dizer que o objetivo último da evangelização não é a transmissão de uma doutrina, mas o encontro com uma pessoa, Jesus Cristo (…) O Papa não pensa em um encontro pessoal que substitua o eclesial; quer apenas dizer que o encontro eclesial deve ser também um encontro livre, desejado, espontâneo, não puramente nominal, jurídico ou de mero hábito”.

Outro aspecto ressaltado pelo frade capuchinho são todos os grandes “nãos” que o Evangelho pronuncia contra o egoísmo, a injustiça, a idolatria do dinheiro, e todo grande “sim” que ele anima a dizer ao serviço dos outros, ao compromisso social, aos pobres. “É a demonstração de que o encontro pessoal com Jesus é tudo menos uma experiência privatizada e individualista; ela se torna, pelo contrário, a mola mestra da evangelização e da santificação pessoal”.

Frei Cantalamessa concluiu a pregação destacando que a Quaresma é um tempo de inspiração. “Respiremos profundamente neste tempo; enchamos do Espírito Santo os pulmões da nossa alma e, assim, sem percebermos, o nosso alento exalará o perfume de Cristo. Boa Quaresma a todos!”

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital