Notícias

16/11/2020

Espetáculo homenageia 150 anos de ordenação do “Padím Ciço”

Peça teatral é baseada em escritos do próprio padre Cícero; em virtude da pandemia, são obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento

CNBB NE 2, com informações da Pascom Nazaré

Há 150 anos, Cícero Romão Batista era ordenado sacerdote, em Fortaleza. Logo depois, retornou à sua cidade Natal, Crato (PE), onde fez história dedicando sua vida à evangelização, sobretudo, dos mais carentes se tornando padre Cícero ou simplesmente “Padím Ciço”.

A trajetória dessa figura histórica de grande notabilidade no Nordeste ganhou uma adaptação para o teatro. O espetáculo “Padre Cícero por ele mesmo” está sendo apresentado todo último sábado do mês no Mosteirinho da Reconciliação, em Limoeiro (PE), na Diocese de Nazaré (PE).

A peça teatral é baseada em escritos do próprio padre Cícero e narra fatos marcantes da sua história. O espetáculo leva o mesmo nome do livro das religiosas Therezinha Stella Guimarães e Anne Dumoulin (Congregação de Nossa Senhora – Ordem das Cônegas de Santo Agostinho), que serviu de inspiração para criação da dramaturgia cênica.

O elenco com 15 atores faz um caminho inverso, não linear, para contar a história de padre Cícero, começa com a morte do sacerdote (20 de julho de 1934) e vai voltando no tempo até a ordenação, destacando fatos importantes de sua trajetória. A autoria e direção é do padre José Ramos da Silva, que também é ator e historiador.

As apresentações ocorrem sempre às 18h, ao ar livre, no Espaço Cultural Reconciliação, precedidas pela Santa Missa, às 17h. A próxima apresentação será no dia 28 de novembro, às vésperas do aniversário de ordenação do padre Cícero, que é comemorado no dia 30 de novembro. A última encenação deste ano será no dia 26 de dezembro.

A entrada é gratuita e as reservas para grupos e paróquias devem ser feitas através do fone/zap: (81) 9 9152-8768. Em virtude das medidas preventivas ao novo coronavírus, são obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento.

Segundo o padre José Ramos, essa é uma oportunidade diferenciada, sobretudo por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, para os romeiros e romeiras admiradores do Padim Cíço fazerem memória e celebrarem os 150 anos de ordenação do sacerdote cearense.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital