17/11/2014

Especialista explica como católicos devem usar novas mídias

Responsável da Rede de Informática da Igreja no Brasil orienta católicos sobre o uso das novas tecnologias e relata interesse dos bispos no ambiente digital.

Responsável da Rede de Informática da Igreja no Brasil orienta católicos sobre o uso das novas tecnologias e relata interesse dos bispos no ambiente digital

Luciane Marins
Da Redação

O Canção Nova em Foco desta semana destaca a iniciativa que a Igreja realiza para impulsionar a informatização e a cultura do uso das novas tecnologias em sua missão na América Latina: a Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL).

Quem explica esse trabalho e destaca como os católicos devem usar as novas mídias é o coordenador da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), padre Clóvis Andrade de Melo, que também é assessor da Comissão Episcopal Pastoral Para a Comunicação da CNBB.

Essa Comissão tem duas frentes: uma atua pelos meios tradicionais e pela Pastoral da Comunicação (Pascom), e a outra pelos Meios Digitais, em que a RIIBRA está inserida. O responsável explica que o trabalho desta rede no Brasil é formar e incentivar os agentes de pastoral que já trabalham na Igreja.

Para padre Clóvis, que está a frente da RIIBRA desde o início do projeto, há 5 anos, o maior desafio é a inculturação no ambiente digital. “É necessário conhecer profundamente as linguagens e os ambientes digitais, inculturar a mensagem do Evangelho, de maneira que o anúncio seja compreensível nessa cultura atual.”

Por outro lado, ele destaca que a cada dia cresce na Igreja o interesse pela evangelização neste ambiente. Como exemplo, cita a quantidade de sites das dioceses, instituições e comunidades religiosas, além da iniciativa e criatividade de muitos jovens que têm criado aplicativos para smartphones e tablets. “Tem muitas iniciativas bonitas, nosso trabalho é promover a comunhão dessas iniciativas, para que uma incentive a outra.”

Bispos conectados

Um evento que chamou a atenção do responsável foi o II Curso de Comunicação para Bispos que aconteceu em novembro do ano passado em Recife (PE). Ele recorda que na ocasião os Bispos participaram de laboratórios práticos em media training, em que foram orientados a dar entrevistas e falar em público, além de participarem de uma oficina em mídias digitais.

“Compareceram na oficina quase 30 bispos que desejavam entender um pouco da linguagem do Facebook, do Twitter, das redes digitais. Foi bonito perceber que todos despertaram para essa realidade. Um diferencial bonito desse encontro foi que convidamos 14 jovens para serem instrutores dos bispos, para ajudá-los a entender a linguagem e a cultura.”

Como o católico deve usar as Redes Sociais

“A base para todo cristão na internet é o testemunho”, afirma o padre. Ele destaca a mensagem do Papa emérito Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011.

Na mensagem o Papa explica que comunicar o Evangelho através dos meios digitais não significa só inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências e juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, ainda que não se fale explicitamente dele.

“O que eu procuro testemunhar no dia a dia na escola, trabalho, na rua, na Igreja, ambiente familiar não é diferente no ambiente digital.”

13º Encontro Continental da RIIAL

Entre os dias 17 a 21 de novembro, acontecerá em Lima, Peru, o 13º Encontro Continental da RIIAL. O evento tem como tema “Redes para uma Cultura do Encontro”.

Padre Clóvis explica que o evento quer refletir e propor ações concretas e articuladas para que a Nova Evangelização aconteça no ambiente digital. Ele destaca ainda que as reflexões do Papa Francisco sobre a importância de uma Igreja “em saída”, também serão aprofundadas.

Participarão bispos, religiosos e religiosas, sacerdotes e leigos profissionais em comunicação e informática. Todos os países da América Latina terão representantes. O encontro contará com a presença do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital