14/03/2018

Entenda melhor o pré-sínodo

Por ocasião do pré-sínodo que acontece de 19 a 24 de março de 2018 em Roma, o comshalom entrevistou o missionário da Comunidade Shalom, Pe. Cristiano Pinheiro que participará como um dos facilitadores da reunião pré-sinodal, momento tão importante para a Igreja, em que o Papa Francisco deseja ouvir os jovens.

Quando acontecerá o pré-sínodo?

Acontecerá 19 a 24 de março de 2018, em Roma

O que é o pré-sínodo?

O pré-sinodo não é um Sínodo paralelo. É uma reunião de aproximadamente 300 jovens presentes no Vaticano e jovens do mundo inteiro que participarão via facebook. Eles vão refletir, elaborar e dar um instrumento de escuta ao Santo Padre. Serão ouvidos jovens da igreja e de diversos cantos da cultura, da arte, do esporte, da política e da sociedade. Os jovens de fora da igreja, ou seja, os não fiéis, aqueles que não creem, também terão a oportunidade de mostrar sua visão sobre o mundo juvenil e sobre a Igreja. Todos irão colaborar com o documento que será uma das fontes do Sínodo dos Bispos, a se realizar de 3 a 28 outubro de 2018, com o tema “Os jovens, a fé, o discernimento vocacional”.

Qual o objetivo do pré-sínodo?

O objetivo da reunião pré-sínodal é entregar um subsídio de trabalho, para o Santo Padre e para os padres Sinodais -Bispos e participantes – que se reunirão em Roma no Sínodo em outubro.

A Comunidade Shalom participará do pré-sinodo? Como?

Sim. As maiores conferencias episcopais, que visa facilitar as atividades pastorais dos bispos em determinada nação, enviarão no máximo três jovens, algumas menores dois, e algumas menores ainda um jovem. Os movimentos de novas comunidades serão representados por 30 jovens.  No entanto, esses participantes não representarão especificamente suas conferencias episcopais ou comunidades, eles serão “o sentir” da Igreja no Sínodo, representados na diversidade de cultura e do carisma.

A Comunidade Shalom enviará para o pré-sínodo, a missionária da comunidade de vida Barbara Freitas – atualmente trabalhando na colaboração da organização da Jornada Mundial da Juventude 2019 no Panamá –  para representar o que a Comunidade é na sua ação e na vida com os jovens e ao mesmo tempo sintetizar a ação evangelizadora e o serviço da Comunidade para com a Igreja do mundo.

Vamos contar também, com alguns jovens missionários da Comunidade auxiliando a recolher os trabalhos de grupos, subsídios que os jovens enviarão pelo Facebook. E em particular, estarei pessoalmente presente animando um dos grupos de língua inglesa como facilitador.

Como será o pré-sínodo?

Os 300 jovens participantes serão divididos em grupos por idioma. Em cada grupo terá um sacerdote ou adulto leigo para facilitar esse diálogo entre os jovens e a Igreja. Após o debate sobre alguns temas, cada grupo irá elaborar um documento que será encaminhado à comissão de redação composta por 10 jovens. Esta comissão tem como trabalho organizar a colaboração de todos os jovens que contribuíram, tanto os do pré-sinodo como os do facebook, para elaborar um documento final.

Quando e onde será entregue esse documento final?

O documento final, organizado pela comissão de redação, após aprovado na Assembleia do pré-sínodo por todos os jovens de todas as línguas será entregue ao Papa Francisco no domingo de Ramos (25/03), dia em que se celebra a Jornada Mundial da Juventude anual. Este documento, o Papa por sua vez, levará como contribuição para o Sínodo dos Bispos em outubro.

Como participar pelo Facebook?

Se você tem entre 16 e 29 anos, se inscreva em apenas um grupo de idiomas utilizando um perfil real e pessoal, isto é, deve representar a você mesmo e não um grupo, instituição ou causa. Você tem até sexta-feira (16/03) para participar. O resumo de todas as respostas do Grupo Facebook será incluído no grupo de redação das conclusões finais do Sínodo, que será entregue ao Santo Padre.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital