19/09/2017

Encontro de Universitários Cristãos do Brasil reuniu 300 pessoas em Manaus

Universitários, professores e colaboradores de instituições de ensino superior, bem como pastoralistas, padres, religiosas/religiosos e membros de grupos que desenvolvem alguma atividade voltada à Evangelização no âmbito da universidade estiveram reunidos, entre os dias 7 e 10 de setembro, em Manaus, no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC).

Universitários, professores e colaboradores de instituições de ensino superior, bem como pastoralistas, padres, religiosas/religiosos e membros de grupos que desenvolvem alguma atividade voltada à Evangelização no âmbito da universidade estiveram reunidos, entre os dias 7 e 10 de setembro, em Manaus, no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC).

Durante o evento, os presentes participaram de atividades diversas, que contemplaram os três eixos de atuação do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Espiritualidade, Reflexão e Socioeducativo.

O EBRUC contou pela primeira vez, este ano, com a presença de palestrantes estrangeiros, com destaque para a conferência principal, onde a professora da Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Agnese Varsalona, tratou do desafio de ser “Presença Cristã na Universidade: Identidade, Pluralidade e Diálogo”.

Ao todo foram 25 palestrantes, entre professores e estudantes universitários de várias formações e instituições de origem (estaduais, federais e privadas) atuaram como interlocutores nas mesas de discussão sobre a temática e os eixos, assim como nos grupos de discussões sobre cultura, ecologia, educação e política. Os participantes ainda apresentaram pôsteres com experiências bem-sucedidas enquanto pastoral universitária.

As missas diárias foram celebradas pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani e pelo bispo coadjutor de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros e concelebrada por sacerdotes assessores da Pastoral Universitária.

“O IV EBRUC representou um passo mais amadurecido para a ação evangelizadora nos ambientes universitários, tanto por ter sido realizado na Amazônia quanto pela representatividade e qualidade da participação e das reflexões”, destacou dom João Justino.

Para o assessor nacional do Setor Universidades da CNBB, padre Danilo Pinto, o IV EBRUC é um retrato da metodologia sinodal utilizada no setor, neste quadriênio.

“Foi muito bonito testemunhar o Ministério Universidades Renovadas da RCC, a Pastoral da Juventude, Comunidade de Vida Cristã dos inacianos, Pastoral Universitária e membros de Comunidades Novas, trabalhando de modo conjunto e em espírito de comunhão eclesial”, enfatizou.

No encontro, os participantes também experimentaram dinâmicas diferentes de espiritualidade, que são adotadas pelos universitários no dia a dia. Como o “Ofício Divino da Juventude” e a “Oração de Taizé”. Outra novidade nesta edição, foi a tarde de vivência missionária, em quatro cenas: indígena, ribeirinha, urbana e rural. O IV EBRUC ainda foi certificado como extensão acadêmica de 30 horas/aula pela Universidade Católica de Salvador.

Ainda durante evento, foi lançado o livro “Pensando o Brasil: Educação” – Edições CNBB, o lançamento oficial do Programa Missão País e do novo portal de notícias do Setor Universidades da CNBB

Durante estes quatro dias, mais de 300 pessoas vindas de onze dos dezoito regionais da CNBB e de sete países diferentes (Alemanha, Bolívia, Brasil, Filipinas, Guiana Inglesa, Itália e Venezuela), partilharam a vida, os desafios e alegrias de ser presença Cristã na Universidade.

Ao encerrar as atividades acadêmicas e de espiritualidade, os participantes eram convidados a acompanhar apresentações culturais, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da Amazônia.

Por CNBB, com informações do Setor Universidades

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital