16/08/2015

Em Turim, milhares de jovens celebram os 200 anos de Dom Bosco

Missa no local onde nasceu Dom Bosco celebra bicentenário de nascimento do santo pai e mestre dos jovens

Missa no local onde nasceu Dom Bosco celebra bicentenário de nascimento do santo pai e mestre dos jovens

Lizia Costa
Enviada especial a Turim

Pelas escadas e patio da igreja de Dom Bosco uma multidão de peregrinos de várias partes do mundo se reuniu para celebrar os 200 anos de nascimento do santo fundador dos salesianos neste domingo (16), em Turim, Itália. A festa de aniversário do santo patrono da juventude não poderia ser num lugar melhor: a colina onde nasceu e viveu sua infância e adolescência. A missa foi presidida pelo reitor-mor dos salesianos, padre Ágel Fernández Artime, que em sua homilia relembrou o caminho feito neste um ano que antecedeu a festa e deixou um convite à família salesiana: reavivar a criatividade na evangelização e educação dos jovens.

Segundo padre Fernandez o bicentenário é um ponto de chegada, mas também de partida. “Nós, da família salesiana, queremos renovar o nosso compromisso com os jovens e para os jovens. Sabemos que isto é um grande desafio, um grande trabalho, porque queremos acompanhar os jovens, mas estamos cheios de esperança”

Durante a celebração foi abençoada uma cruz peregrina para os membros do movimento juvenil salesiano, que viveram nos últimos dias o encontro mundial de jovens, em Turim. Com a cruz peregrina vai o pedido de que sejam missionários, levem o evangelho , e nunca deixem de sonhar. Jefferson Rodrigues veio de Recife, Pernambuco, para celebrar o aniversario de Dom Bosco. Nos contou que trouxe com ele, em seu coração, muitos jovens e o sonho de fazer como Dom Bosco, levar a juventude para Deus.

Um carisma universal

Representantes de 85 países se reuniram para a festa. Entre eles uma japonesa, que pertence a congregação salesiana Filhas de Maria Auxiliadora. Nos contou que estar aqui è renovar o carisma, e o desejo de educar, como fazia Dom Bosco. “Quero agradecer a Dom Bosco porque comeÇou uma obra e tantos outros tem dado continuidade, se doando aos jovens”.

Na celebração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco a Canção Nova, que pertence a família salesiana, também esteve presente. A comunidade foi representada pelas missionárias Isabel Guatura e Maria Cristina de Souza. Para elas, estar tão perto deste carisma salesiano é também renovar a alegria do próprio chamado de evangelizar os jovens, de ser junto com Dom Bosco, uma festa para lembrar que dom Bosco permanece vivo e seus sonhos cada vez mais reais.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital