19/08/2014

Curso pretende consolidar Pastoral da Cultura no Brasil

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Diretoria de Ensino à Distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas Virtual), oferece o curso de pós-graduaçãolato sensu “Projetos culturais com ênfase em Pastoral da Cultura”.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Diretoria de Ensino à Distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas Virtual), oferece o curso de pós-graduaçãolato sensu “Projetos culturais com ênfase em Pastoral da Cultura”. De acordo com os coordenadores, em um contexto que necessita do diálogo eclesial especializado com as diversas expressões da cultura atual, o curso tem como objetivo consolidar a Pastoral da Cultura na Igreja no Brasil.

 Outras metas do curso, que será realizado pela internet, dizem respeito à formação de agentes capacitados para a Pastoral, a fim de liderarem a produção de projetos culturais adequados à realidade da Igreja e da sociedade local. Os idealizadores também visam o desenvolvimento do turismo religioso, a consolidação de espaço acadêmico para reflexão e pesquisa sobre o diálogo entre fé e cultura; além da formação de uma rede de articulação para iniciativas culturais das igrejas locais e a instalação de fórum em que dialoguem permanentemente as demandas da cultura, da vida acadêmica, do meio intelectual e da Igreja.

A formação é destinada a agentes de pastoral, leigos, religiosos e padres, e outros profissionais que tenham interesse no conhecimento e atuação na produção de projetos culturais que relacionam fé, cultura e turismo religioso.

Com carga horária de 360 horas, a especialização é dividida em três módulos. A primeira parte do curso abordará aspectos da cultura, da arte e da sociedade, espiritualidade, evangelização, inculturação e patrimônio cultural religioso. No segundo período, serão apresentadas disciplinas sobre a diversidade cultural brasileira, incluindo as tradicionais, turismo cultural e religioso, além de relação de diálogo intercultural e inter-religioso. O terceiro módulo é voltado para os projetos da Pastoral, além de planejamento de eventos e captação de recursos.

As inscrições vão até o dia 25 de agosto.

Informações: cultura@cnbb.org.br

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital