15/10/2020

Cardeal Pedro Barreto é nomeado presidente da REPAM

O cardeal Dom Cláudio Hummes, que preside a REPAM desde 2014, anunciou em comunicado que Dom Pedro Barreto assumirá a presidência no próximo dia 9 de novembro

POR LILIANE BORGES

Da Redação, com REPAM

Rede Eclesial Pan-Amazônica, a REPAM, informou, nesta quarta-feira, 14, a mudança de sua presidência. A instituição será dirigida pelo cardeal Dom Pedro Barreto, que exercia a vice-presidência. O comunicado foi assinado pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, que preside a REPAM desde 2014.

No comunicado, o cardeal Hummes ressalta que “a REPAM trabalha na promoção de uma Igreja com rosto amazônico e no cuidado da casa comum, com uma visão preferencial pelos povos indígenas e comunidades vulneráveis, para que eles possam ser os sujeitos prioritários de sua história”.

Dom Cláudio Hummes, que é agora presidente da Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA, afirma ter assumido “o desafio de fortalecer a rede com um trabalho comprometido no território para ouvir as demandas e desejos dos povos e, junto com as comunidades, construir os novos caminhos”, insistindo que é “um exercício constante de escuta, diálogo, estrutura e adaptação”, algo que tem sido levado a cabo num trabalho constante de avaliação.

A saída do cardeal Hummes é, como ele próprio afirma, o fruto de “um profundo e orante processo de discernimento” e a consequência do seu novo serviço eclesial na presidência da CEAMA, um dos frutos do Sínodo para a Amazônia.

Leia também:
.: Repam completa seis anos e apresenta balanço do trabalho realizado
.: REPAM e Comissão para a Amazônia organizam a Semana Laudato Si’

O novo presidente, cardeal Barreto, que iniciará oficialmente a sua nova função a 9 de novembro, no espírito sinodal, diz que assumirá o desafio de “continuar trabalhando juntos, de mãos dadas, mas sabendo que a CEAMA é a expressão de uma estrutura eclesial que abre o caminho para uma renovação da Igreja”.

O comunicado afirma também que o novo vice-presidente da REPAM será conhecido após um processo de consulta. Ao mesmo tempo, é relatado que a Rede Eclesial Pan-Amazônica, no âmbito do processo de discernimento e reorganização, mudou o seu secretário executivo, função assumida pelo irmão marista João Gutemberg Mariano Coelho Sampaio, e que a sede está sendo transferida de Quito (Equador) para Manaus (Brasil).

A Rede Eclesial Pan-Amazônica

A Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM é um organismo eclesial, nascido em 12 de setembro de 2014, como resultado do caminho realizado pela Igreja profética e encarnada neste território, co-fundada pelo Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM, pela Vida Religiosa na América Latina – CLAR, pela Caritas da América Latina e pela Comissão para a Amazônia dos Bispos do Brasil (CNBB), em resposta ao convite da Conferência de Aparecida, n. 475:

“Criar nas Américas consciência sobre a importância da Amazônia para toda a humanidade. Estabelecer entre as Igrejas locais de diversos países sul-americanos, que estão na bacia amazônica, uma pastoral de conjunto com prioridades diferenciadas para criar um modelo de desenvolvimento que privilegie os pobres e sirva ao bem comum”.

No comunicado, dom Cláudio afirma que a rede Pan-Amazônica é um exercício constante de escuta, diálogo, estrutura e adaptação, por isso a rede está em constante processo de consolidação, fortalecimento e articulação. “Como processo em construção, a cada ano somos capazes de avaliar o caminho percorrido, identificar os principais frutos gerados e cuidar de como a rede deve e pode continuar a ser fortalecida”, relata.

“Destaco que neste caminho, a REPAM foi responsável por acompanhar o processo de preparação e reflexão para o Sínodo Amazônico, que se realizou em outubro de 2019 em Roma, e que nos trouxe novos desafios. Como um dos frutos do Sínodo, e a pedido do Papa, foi criada a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), que na sua Assembleia de Fundação, realizada de 26 a 29 de junho passado, me pediu que assumisse a presidência. Assim, após um profundo e orante processo de discernimento, e tendo em vista a dimensão do novo serviço eclesial na condução da CEAMA, tomei a decisão de concluir minhas funções na presidência da REPAM”, conclui o cardeal.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital