Notícias

20/03/2021

5 dicas de como viver bem a Quaresma em meio à pandemia

Todo tempo de conversão implica grandes renúncias. Quais têm sido as suas? 20 março 2021 A Quaresma é um retiro intenso. É um tempo de profundo preparo e de reencontro com o essencial. Neste tempo de maior recolhimento que está sendo vivido em meio à um contexto de tantas restrições, é preciso ter muita disciplina […]

Todo tempo de conversão implica grandes renúncias. Quais têm sido as suas?

A Quaresma é um retiro intenso. É um tempo de profundo preparo e de reencontro com o essencial. Neste tempo de maior recolhimento que está sendo vivido em meio à um contexto de tantas restrições, é preciso ter muita disciplina para viver os quarenta dias de forma ordenada. Mesmo em casa, local propício para o desenvolvimento das virtudes, todo zelo ainda é pouco. Pensando no favorecimento da sua Quaresma de 2021, o Portal da Comunidade Católica Shalom separou cinco dicas para que você desenvolva bem as suas virtudes e aumente a sua capacidade de renúncia.

1. Cultive o hábito de fazer uma leitura espiritual por dia

Separe um momento do seu dia para leitura espiritual, de preferência ao acordar. As leituras espirituais ajudam no crescimento das virtudes e  devem ser acompanhadas de meditação. Meia hora por dia de alguma leitura já é suficiente. Livros de santos são os mais indicados.

2. Faça alguma atividade que seja um sacrifício para você

Todos os dias nos deparamos com atividades que não são agradáveis de fazer. Estes deveres que nos convocam para a realidade não podem ser negligenciados de nenhuma forma, porque são eles que expandem a nossa capacidade de sacrifício. Durante a Quaresma, é interessante que busquemos realizar tarefas na nossa casa que exigem mais de nós — ou aquelas que nos são menos simpáticas. A cada dia escolha uma atividade que pode ser um trampolim para a sua santificação e execute-a, sem murmurar.

3. Diminua o uso das telas

Parece contraditório pensar em diminuir o uso das telas quando todas as nossas atividades estão on-line. No entanto, é possível retirar os excessos. A overdose de redes sociais pode nos levar a negligenciar aquilo que verdadeiramente importa. Se você trabalha com essas ferramentas, uma dica é utilizá-las somente para o trabalho, deixando de seguir perfis que pouco agregam em seu amadurecimento humano e espiritual. Lembre-se que a Quaresma é o tempo das podas, de aprender a viver somente com o essencial. Uma dica para diminuir o tempo que se passa nas redes é instalar aplicativos que monitoram a quantidade de horas gastas no celular, quando o próprio aparelho não fornece a informação.

4. Não tenha medo do desconforto

Sabemos através da vida dos grandes Santos que um corpo resistente é morada de uma alma forte. Neste tempo de Quaresma, algumas mortificações são necessárias. Banho gelado de manhã, postura constante (coluna ereta), ficar mais tempo em pé ou dormir sem travesseiro são pequenas mortificações que fortalecem a nossa capacidade de renúncia. Um tempo de batalha pede homens e mulheres fortes, prontos para a luta! Não tenha medo do desconforto!

5. Seja generoso e partilhe os seus bens

Toda conversão autêntica passa pelo desapego aos bens materiais. Que tal se desapegar daquilo que ainda é caro para você, mas que outra pessoa precisa mais? Escolha objetos valorosos e beneficie obras de caridade ou moradores de rua. Se você quiser que a eficácia da obra seja ainda maior, dê dinheiro. Nenhuma transformação cristã autêntica nasce sem a esmola. Não negligencie este serviço durante a Quaresma!

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital