21/03/2018

1º dia do pré-sínodo: ‘sobre’, ‘com’ e para os jovens

O Papa Francisco abriu na manhã de ontem (19/3), a reunião pré-sinodal em Roma que se realiza no Pontifício Colégio Internacional “Maria Mater Ecclesiae”, de 19 a 24 de março de 2018.

“Precisamos de vocês para preparar o Sínodo”

O Papa Francisco abriu na manhã de ontem (19/3), a reunião pré-sinodal em Roma que se realiza no Pontifício Colégio Internacional “Maria Mater Ecclesiae”, de 19 a 24 de março de 2018.

Em seu discurso, depois da saudação do cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos,o Papa se dirigiu para cerca de 300 jovens dos 5 continentes de várias religiões e também ateus. “Falem com coragem, digam o que vocês gostariam de dizer. Se alguém se sentir ofendido, peçam perdão e continuem…” motivou Francisco.

Ainda em seu discurso o Papa reafirmou o seu interesse em ouvir os jovens. “Precisamos de vocês para preparar o Sínodo que em outubro reunirá os Bispos sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. “

No segundo momento da manhã, o Pontífice ouviu os testemunhos e respondeu perguntas de cinco jovens que representaram as realidades próprias de cada continente.  “No período da tarde os trabalhos foram mais intensos com reuniões por grupo de línguas na elaboração de uma síntese de acordo com algumas perguntas e temáticas fundamentais”, afirmou o missionário e seminarista da Comunidade Shalom Saulo Dantas, que juntamente com outros missionários estão servindo e colaborando no pré-sínodo. “Essa mesma dinâmica dos grupos por línguas, também acontece com os grupos do Facebook, onde os jovens podem participar respondendo com até 200 palavras cada pergunta”, completou Saulo.

As sínteses serão entregues a uma comissão de redação, que fará o primeiro rascunho do documento a ser lido e apresentado aos jovens participantes que poderão fazer intervenções durante Assembleia Geral. Ao chegarem em um consenso, o documento final será entregue ao Papa no domingo de Ramos dia 25/03.

“Os jovens estão bastante empolgados com a capacidade e a abertura da Igreja. Há um clima muito bom aqui, com tudo para impactar a Igreja de forma muito produtiva”, concluiu o seminarista.


0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital