27/09/2016

São Vicente de Paulo

por Tatiane Nogueira Leal Consagrada na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

“São Vicente de Paulo nos motiva ao exercício  da caridade no serviço aos pobres” (Estatuto da Comunidade Mariana Boa Semente, 121E).  Vicente de Paulo foi um jovem sacerdote que encontrou Jesus na Palavra. “Foi lendo uma página da Bíblia Sagrada que o Cristo disse ter sido enviado, para anunciar a libertação, tirar os cativos da […]

“São Vicente de Paulo nos motiva ao exercício  da caridade no serviço aos pobres” (Estatuto da Comunidade Mariana Boa Semente, 121E).  Vicente de Paulo foi um jovem sacerdote que encontrou Jesus na Palavra. “Foi lendo uma página da Bíblia Sagrada que o Cristo disse ter sido enviado, para anunciar a libertação, tirar os cativos da escravidão, curar os enfermos, dar a vista aos cegos, fazer a justiça banhar este chão… Convertido graças ao poder dos pobres, do seu comodismo se desinstalou, trouxe para a Igreja a esperança, pois até o clero ele reformou”.
Vicente de Paulo é um personagem histórico do século XVIII, localizado na geografia francesa e hoje, por sua atualidade, pertencente à humanidade. Viveu uma pobre infância, aspirava o sacerdócio como forma de status financeiro e social, tinha vergonha da simplicidade e pobreza de seus pais. Mas Deus escolheu sua fraqueza como espaço de manifestação de sua Glória,  por ele ensinada e estudada, mas por Jesus vivida. Seus pais, vendo sua inteligência, venderam o que tinham de valor (uma junta de bois: dois bois e o arado) para investir no futuro do filho. No seminário, se destaca e torna- se professor dos filhos de um nobre burguês, desse modo termina os estudos, é ordenado e introduzido na sociedade francesa.
Caminhando nas ruas, ao ver a pobreza da época, faz a experiência do coração humilde  que se abre a ajudar os irmãos. São Vicente se torna, assim, amigo dos pobres, após se tornar verdadeiro amigo de Deus: “…aliou- se aos fracos e os tinha por mestres”. Jesus foi seu referencial, o Evangelho a sua meta, a caridade o seu roteiro. São Vicente, homem da Palavra, Santo da caridade, ensinai- nos a amar a Deus servindo aos pobres. São Vicente de Paulo, rogai por nós!!!
Tatiane Nogueira Leal
Consagrada na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente
Teóloga pela Unicatólica
Missão Quixeramobim (Sede)
0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital