28/04/2018

#SantidadeLeiga: Beata Hildegard Burjan

por Antônio Gomes Pimenta

Hildegard atribuía a cura a um milagre, e, em junho, assim, ela conheceu a Deus. Durante a sua convalescença no hospital, observando o trabalho social que as freiras desenvolveram no hospital, pediu para ser batizada, e no dia 11 de Agosto de 1909 foi batizada e uniu-se à Igreja Católica.

BEATA HILDEGARD BURJAN

NACIONALIDADE: Germano austríaca

BEATIFICAÇÃO: 29 de Janeiro de 2012, pelo Papa Bento XVI

DIA LITÚRGICO: 11 de Junho

 

Pelos rumos que tomou nestes últimos dias a política brasileira, nada mais adequado que apresentar uma beata que é modelo de política, de cidadã comprometida com a causa cristã.

Hildegard nasceu no dia 30 de Janeiro de 1883 no seio de uma família judia não praticante. Em sua juventude, se dedicou à política e se uniu, em 1907, em matrimônio com um engenheiro judeu húngaro, Alexander Burjan. E foram a Berlim, onde estudou Filosofia e Ciências Políticas.

Em 1909, já morando em Viena, Hildegard ficou doente devido a um problema grave no rim, que estava prestes a levá-la à morte. No hospital, as freiras começaram a orar por sua pobre saúde e ela melhorou.

Hildegard atribuía a cura a um milagre, e, em junho, assim, ela conheceu a Deus. Durante a sua convalescença no hospital, observando o trabalho social que as freiras desenvolveram no hospital, pediu para ser batizada, e no dia 11 de Agosto de 1909 foi batizada e uniu-se à Igreja Católica.

No final do ano de 1909, ela ficou grávida e devido aos seus problemas renais, diabéticos e de pressão alta, os médicos sugeriram que ela abortasse o bebê. Hildergard considerou esta sugestão como um assassinato e arriscou sua vida para dar à luz ao bebê, que nasceu em perfeitas condições.

Em 1919, Hildegard decidiu fundar a Sociedade Caritas Socialis, composta por mulheres dedicadas aos cuidados e à assistência a pessoas convalescentes, doentes e insanas. Além disso, também fundou lares para mães solteiras, jovens e mulheres sem lares, além de várias agências de distribuição de comida quente para os pobres.

Foi também a primeira mulher a ser membro do Conselho Municipal da Cidade de Viena, em 1918, pelo Partido Social Cristão e, em 1919, foi deputada pelo mesmo partido no Conselho Nacional da Áustria, por meio do qual lutou pelos direitos de as mulheres votarem e de serem votadas.

Hildegard morreu no ano de 1933, aos 50 anos de idade. Seu lema era: “Entregue totalmente Deus e totalmente à humanidade”.

Antônio Gomes Pimenta

Consagrado na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital