27/01/2018

Qual a diferença entre um celibatário e uma pessoa solteira?

por Josefa Alves Missionária da Comunidade Católica Shalom

O celibatário não é um solteiro. É alguém que escolheu desposar o Cristo – Pobre, Casto, Obediente -, e o fato de não constituir uma família biológica, não o torna “solteiro”. Sua relação com Cristo é esponsal, porque trata-se de uma entrega total, integral, sem reservas, para sempre. Tendo sido desposada por Cristo e escolhendo-O […]

O celibatário não é um solteiro. É alguém que escolheu desposar o Cristo – Pobre, Casto, Obediente -, e o fato de não constituir uma família biológica, não o torna “solteiro”. Sua relação com Cristo é esponsal, porque trata-se de uma entrega total, integral, sem reservas, para sempre.

Tendo sido desposada por Cristo e escolhendo-O por Esposo, a pessoa celibatária vive a sua paternidade e maternidade espiritual de forma fecunda através da oferta total de todo o seu ser Cristo e ao Seu Reino; assim, gera filhos espirituais com os quais se compromete, no cuidado, na intercessão, na formação, etc.

O que define o celibatário não é o fato de não viver relações conjugais, mas o viver a relação Esponsal com Cristo e doar-se inteiramente, da forma como Ele lhe pede.

Ainda, o celibatário vive uma liberdade inigualável, porque já experimenta uma pequena centelha da eternidade e indica aos outros estados de vida aquilo que seremos no céu.

O celibatário é alguém que aponta para a eternidade, mas ele necessita do testemunho do matrimônio para aprender a doação total. Ou seja, os estados de vida se complementam, e isso é muito belo!

Portanto, não sendo um solteiro, deve ocupar sua mente, seu coração, seu tempo, com as coisas do seu Esposo.

Josefa Alves
Missionária da Comunidade Católica Shalom

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital