Artigos

15/12/2014

PROPÓSITOS PARA UM NOVO ANO

Na memória muitos projetam um novo calendário. Outros mais criteriosos rabiscam e registram seus anseios. Os mais coerentes rezam, escutam a Deus e pedem o auxílio divino do esvaziamento para se despojar e buscar não suas vontades, mas aquilo que Deus quer.

PROPÓSITOS PARA UM NOVO ANO

É chegado o final do ano. Subitamente nos deparamos com um repentino exame de consciência de tudo o que se passou no ano que finda. Em segundos revivemos os quase completos 12 meses que mais se assemelham a um piscar de olhos. A maioria das pessoas logo se determina a mudar algo junto com a virada do ano. Um período semelhante a todos os outros dias do ano, mas que traz um desejo de algo novo, um desejo de transformação. Logo vêm os planos, sonhos, desejos, sentimentos, vontades. Na memória muitos projetam um novo calendário. Outros mais criteriosos rabiscam e registram seus anseios. Os mais coerentes rezam, escutam a Deus e pedem o auxílio divino do esvaziamento para se despojar e buscar não suas vontades, mas aquilo que Deus quer. “Buscai, em primeiro lugar, seu Reino e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (cf. Mt 6,33).

Existe uma promessa de Deus para aqueles que O buscam acima de tudo. E nesse tudo, meu caro, estão incluídos seus planos, sonhos, desejos etc. Até aí tudo bem! Nós todos entendemos que uma hora ou outra nos deparamos com uma interrogação: estou no caminho certo? Fiz a vontade de Deus? Pode ser que você encontre todas as respostas. Que bom! Mas pode ser que não! De todo jeito irá repensar, questionar e decidir algo em algum momento. Não deixe seus bons propósitos de virada de ano serem frustrados pelo medo, preguiça ou comodismo.

A sociedade está a cada dia mais distraída pelos meios de comunicação, em especial os jovens. Internet, TV, jogos virtuais, redes sociais, vídeos, uma infinidade de informações que muitas vezes nos leva à inação. Agora aqui vai a palavra mágica: FAZER! Uma pequena palavra de apenas cinco letras, mas que tudo pode modificar, capaz de levar alimento a que tem fome e conhecimento àqueles que ignoram. Tenho quase certeza que em uma rápida análise de sua vida pregressa sentirá arrependimentos, mais das coisas que não fez do que das coisas que fez (raríssimas serão as exceções). O idioma que você deveria ter aprendido e apenas “arranha”, o livro que você deveria ter lido, as orações que não fez, a atenção ao filho que não deu, a declaração que poderia ter feito ao moço(a) que a(o) encantava… Enfim, não é a intenção despertar um sentimento de culpa, mas partindo da ideia que somos falíveis, certamente encontraremos em nosso passado, coisas que fizemos e que preferiríamos não ter feito ou simplesmente não fizemos. Presumo que a liberdade nos julgará juntamente com Deus no juízo final. É pela graça da liberdade concedida por Deus que podemos decidir de acordo com nossas vontades a fazer algo, mas devemos fazer! Permitam-me contar uma pequena história:
Dois amigos se encontram, um mais velho e outro mais novo. O mais velho, percebendo certa preocupação no semblante do jovem pergunta:
VELHO: Como vai o Grupo de Oração?
JOVEM: Ia bem, mas não tenho mais ido. Estava me fazendo muito bem. Gostaria de voltar a frequentá-lo.
VELHO: Então volte!!!
JOVEM: Tem razão, vou fazer isto.
VELHO: Quando?
JOVEM: Não sei… Qualquer dia destes…
VELHO: Não existe “qualquer dia destes” no calendário… Dou uma medalha se encontrar “qualquer dia” em algum lugar escrito no calendário. Pode procurar! Se você marcar suas tarefas, metas e objetivos para uma data que não existe, é pouco provável que os alcance. Vai ter Grupo amanhã?
JOVEM: Vai.
VELHO: Então vá amanhã!
O jovem olha para o seu amigo, balança a cabeça afirmativamente, e sorrindo o abraça.
JOVEM: Obrigado! Você tem razão. Tenho perdido muito tempo. Qualquer dia destes vou te pagar um almoço.
VELHO: Quando?!!!!
JOVEM: Ah… Quero dizer… Agora!
VELHO: Está melhorando…
FIM
Então, o que você está esperando? O que está esperando para colocar em prática seus propósitos firmados com Deus? O que está esperando para rezar, para se entregar a Deus? O que está esperando para entender sua missão aqui na terra? Uma mente disciplinada busca, faz, realiza, constrói, transforma! E se você sabe o que Deus te chama a ser, mãos à obra! Se não, não fique parado esperando um anjo descer do céu e anunciar. Isso já aconteceu e foi com Nossa Senhora, que nos trouxe o Salvador, Jesus. É Ele que você deve amar e anunciar. Foi pra isso que nascemos!
Não fique oito horas por dia nas redes sociais fazendo na maioria das vezes nada enriquecedor. Não há nada de errado em utilizar as redes sociais, mas não exagere. O tempo que dedica utilizando-as é um tempo em que você não reza, não estuda, não lê, não pratica uma atividade física, não pratica a caridade, não trabalha e nem interage presencialmente com outras pessoas. O mesmo vale para a Internet. Quero enfatizar novamente que não há problema em você navegar na rede ou assistir TV a título de lazer. As coisas se complicam, porém, se você o faz por tanto tempo que não reste espaço para outras coisas mais produtivas e enriquecedoras. Não fique no boteco quatro horas por dia se intoxicando com álcool e fumo e assistindo passivamente as pessoas passarem pela rua. E se você faz isso com frequência, cuidado! A vida é muito melhor que isso. Deus tem muito mais reservado para você! Fixe seu olhar em Jesus, siga Seus passos, ponha em prática tudo o que Ele ensinou, e no fim do ano ao relembrar tudo que viveu, como neste momento fazes, contemplarás os milagres de Deus em sua vida e na vida dos seus. Que Deus lhes abençoe e Maria lhes guarde!

Thiago da Silva Pinéo
Noviço na dimensão de aliança da Comunidade Mariana Boa Semente.

BIBLIOGRAFIA
BÍBLIA SAGRADA, Paulus, 6ª impressão, 2010.
SANT’ANNA, ALAN SCHLUP. Disciplina: O caminho da vitória. 4ª Ed. Curitiba, PR: Cócegas Editora, 2010.

1 Comentário
  1. Gessé da Silva Cosmo disse:

    Gostei muito do artigo caro amigo, Thiago! Deus lhe abençoe e Maria lhe guarde! A prática de uma vida nova em Deus realmente nos conduz à verdadeira felicidade que se encontra Nele. Que Jesus e Maria nos ajude a todos buscarmos juntos uma vida nova em Deus.

Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital