25/09/2016

“Portal da Misericórdia”, uma inspiradora exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo

por Fonte: Aleteia

O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta de 15 de outubro de 2016 a 6 de janeiro de 2017 a exposiçãoPortal da Misericórdia – O Sacro Revisitado. Na mostra, 85 esculturas da artista plástica Mirtis Moraes revelam, entre obras sacras e figurativas humanas, o anseio pela superação dos limites impostos ao espírito e […]

O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta de 15 de outubro de 2016 a 6 de janeiro de 2017 a exposiçãoPortal da Misericórdia – O Sacro Revisitado. Na mostra, 85 esculturas da artista plástica Mirtis Moraes revelam, entre obras sacras e figurativas humanas, o anseio pela superação dos limites impostos ao espírito e o permanente esforço do homem para alcançar a misericórdia.

Com curadoria de Beatriz Vicente de Azevedo, a exposição das peças confeccionadas em bronze, alumínio, mármore e resina se divide em diferentes núcleos. A expografia de Haron Cohen faz com que as obras de temática não sacra formem quase uma única peça, “de aspecto urbanizado”. Já as obras sacras se diferenciam pelo posicionamento lateral e longitudinal ao longo do segundo espaço da exposição. A percepção do visitante se assemelha à de entrar na nave principal de uma igreja e, ao final dela, encontrar o Portal da Misericórdia, que é o cerne da exposição. O segmento final encerra a mostra num espaço protagonizado pela Cruz-Sudário e pela Pia Batismal.

O trabalho de Mirtis Moraes dialoga com a arte contemporânea e é possível contá-lo visualmente, já que as obras interagem entre si. Sabemos que, na maioria dos diálogos, a discordância ocorre mais vezes que a concordância. Na contracorrente do mainstream, Mirtis valoriza temas clássicos, a representação do corpo humano e símbolos tradicionais no mundo ocidental”, analisa a curadora Beatriz Vicente de Azevedo.

As obras são executadas pela artista com técnicas diferentes de acordo com materiais e cores utilizadas. No bronze, a cor usada nas bases é o bege, com as suas variações; no alumínio, o cinza e seus matizes predominam, às vezes até atingir a cor preta. O branco entra nos pontos mais importantes e também nos símbolos.

Fiel ao seu estilo criativo ao longo de sua trajetória, a artista apresenta trabalhos inéditos em que as temáticas são próximas e, ao mesmo tempo, diferenciadas. Na mostra anterior, “Interrompa-se”, por exemplo, Mirtis convidava a parar, refletir e continuar. Agora, “Portal da Misericórdia” sugere a superação dos limites humanos, inclusive da justiça humana, para se alcançar a misericórdia divina.

Eternizar na escultura os movimentos marcantes da minha vida, como a música, a dança, o amor entre os seres humanos, a filosofia, a meditação bíblica, o cinema, o teatro, a poesia, é algo que me encanta e motiva. Esses movimentos de observação, criação e eternização são vibrantes, viscerais e vitais para a minha existência”, diz Mirtis.

SERVIÇO

Exposição: Portal da Misericórdia – O Sacro Revisitado
Artista: Mirtis Moraes (www.mirtisartesplasticas.com.br)
Curadoria: Beatriz Vicente de Azevedo
Expografia: Haron Cohen
Abertura: 15 de outubro, sábado, às 11h
Período: 16 de outubro de 2016 a 6 de janeiro de 2017
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Número de obras: 85
Técnicas: Bronze, alumínio, mármore e resina
Dimensões: De 6 X 12 X 10 cm a 197 X 108 x 72 cm
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados. Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes.
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo –  Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo, SP. Site:www.museuartesacra.org.br. Tel.: (11) 3326.3336. Agendamento de visitas monitoradas.

Fonte: Aleteia

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital