26/05/2015

Por que somos tão humilhados?

por Mayara Kelly _ Boa Semente

/” Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12) Por que somos tão humilhados? É muito difícil para nós – seres humanos inclinados ao orgulho – entendermos que nessa vida a humilhação faz parte do processo que nos leva […]

/” Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12)

Por que somos tão humilhados?

É muito difícil para nós – seres humanos inclinados ao orgulho – entendermos que nessa vida a humilhação faz parte do processo que nos leva à vitória. Conversando com alguém a quem muito amo, fiquei com o coração angustiado por sentir toda a inquietação e sentimento de humilhação que lhe tem atingido durante os anos de sua vida. E eu só poderia pensar em uma história para lhe ajudar a entender esta realidade a que somos submetidos: a história de Jesus na Cruz!

“Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra.” (Cf. Isaías 53,7)

Para Jesus morrer na cruz e passar toda essa humilhação – a maior humilhação que um ser humano pode sofrer! – Ele precisou ter em seu coração que aquilo tudo tinha um propósito e que Deus não iria deixá-lo passar por aquilo em vão. Depois de todo sofrer, Ele foi GLORIFICADO! Valeu a pena então tudo o que Ele passou! Portanto, podemos acreditar: depois da humilhação, vem a glória!

Ser pobre, ser menos “valorizado”, sofrer injúrias e acusações, passar por tantas dificuldades em vários aspectos da nossa vida, ser humilhado, não é desejo de ninguém! E também não é vontade de Deus para Seus filhos, a quem Ele tanto ama! Mas enquanto o dia da vitória não chega, será preciso passar por algumas tribulações, humilhações, tempestades, problemas, perseguições, passar por alguns sofrimentos e angústias, para quando chegar o tempo da bonança, nós possamos dar todo valor devido àquilo que alcançamos pela nossa perseverança e pela graça e cuidado de Deus, e assim termos um coração eternamente grato ao Senhor pela Sua Mão prodigiosa na nossa vida.

Se você passar por tudo isso que te atormenta com a esperança de que um dia as coisas irão mudar, você sentirá que tudo terá um peso menor. Mas se for o contrário, se você só reclamar, só se lamentar, focar na dificuldade, você somente irá acarretar mais pesos, mais questionamentos, dúvidas, desânimos, mais sofrer… A Palavra nos diz que Jesus viveu a humilhação da Cruz calado – “…como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra.” (Cf. Isaías 53,7) – não falou nada para os que estavam a zombar dele! Quanta humildade de um Homem que poderia modificar toda aquela situação se tivesse dito um “não” para Deus, sabendo de tudo o que lhe iria acontecer! Mas Ele apenas entregou o espírito nas mãos do Pai! Pois Cristo tinha uma certeza, a certeza que nós devemos carregar mesmo quando estivermos ‘desacreditados’: “no tempo devido, o Senhor me exaltará!” E assim foi com o Cristo e assim também é a promessa de Deus Pai para nós: ” Portanto, HUMILHEM-SE debaixo da poderosa mão de Deus, PARA QUE ELE OS EXALTE NO TEMPO DEVIDO.” (1 Pedro 5:6)

Precisamos viver na esperança que esse dia – “…o tempo devido” – irá chegar! E tudo o que foi sofrido, será lembrado como aquilo que nos fez mais fortes, maduros e invencíveis! E assim poderemos salmodiar: “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre!” (Salmos 30,11-12)

Que Deus lhes abençoe e Maria lhes guarde!

Mayara Kelly de Araújo Pereira

Noviça na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Fortaleza

5 Comentários
  1. Roberta Melo disse:

    Muito bom. Parabéns!!!

  2. Erilene disse:

    Amém!Texto maravilhoso!”Somos afligidos de todos os lados,mas não vencidos” diz a palavra do Senhor! Que todos os sofrimentos e tribulações que vivemos gerem frutos de conversão para nós!

  3. Bruno Paz disse:

    Jesus é o nosso maior exemplo de humildade. Nasceu na pobreza e viveu na simplicidade do lar de Nazaré. Sendo Deus se fez homem renunciando sua realeza. Esteve entre os mais desprezados pela sociedade de sua época, levantou a pecadora do chão e tocou no corpo impuro de um leproso. Tudo isso são sinais de alguém que foi humilde, servo, submisso… Tudo isso para nos mostrar o que é o amor.

Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital