12/06/2017

O valor da espera

por Jaimara Lourenço

“Espere em Javé, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie em Javé” (cf. Sl 27). Quanto tempo vale esperar? Você já deve ter se perguntado diante de muitas situações em sua vida. Quais são os seus medos diante de uma espera?

“Espere em Javé, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie em Javé” (cf. Sl 27). Quanto tempo vale esperar? Você já deve ter se perguntado diante de muitas situações em sua vida. Quais são os seus medos diante de uma espera? Parece que todas as coisas e pessoas dão certo, menos você. Você já reparou que a nossa espera depende mais de nós do que do tempo? Quando canalizamos as nossas esperas em algo que nos alivia, esse tempo se torna menos fatigante. Nos dias atuais, tudo é muito rápido, quase não apreciamos as coisas! É engraçado que em qualquer situação que nos leva a uma grande espera tudo se torna motivo de murmuração. Ao irmos ao banco, ao hospital, ao supermercado, ao shopping, certamente iremos pegar uma fila e ela pode demorar bastante, mas você já aproveitou esse tempo para ler um livro, conversar um pouco com aquela outra pessoa? Já tentou tornar sua espera menos enfadonha, canalizando-a para que ela não fosse motivo de estresse?

Em nossa vida, estamos sempre à espera de algo, é aquele trabalho, aquela faculdade, aquela casa, aquele transporte, aquele sonho que ainda não se realizou, aquele namoro, aquele casamento e muitas outras coisas que estamos a esperar, mas você já aproveitou esse tempo para se conhecer e conhecer outras pessoas e lugares, para sair com os amigos, para brincar, para se divertir, para estar com a família? Todas as esperas, quando enraizadas na vontade de Deus, são convertidas em esperança.

Sim, estamos aqui na terra com esperança no Céu, essa também é uma espera! Já confiou a sua vida a Deus, já parou de querer realizar as coisas do seu jeito e deixou que o próprio Senhor te guiasse? Às vezes as coisas boas vêm com o tempo, existe um tempo para todas as coisas estarem prontas! Um fruto não nasce pronto para ser comido, antes disso ele passa por várias fases até chegar à maturação. Existe um tempo certo de você degustar o melhor da fruta, seu sabor, seu doce, sua textura. Quando nos apressamos, comemos o alimento verde ou cru, esse é um exemplo real de nossas vidas.

Ter paciência é exercitar a santidade, não nascemos prontos, somos moldados a cada dia, purificados pelo fogo da provação. Esperar é ser provado mediante nossos medos e anseios, é se colocar em uma situação não de acomodação, mas de atitude, não é reclamar ou murmurar, mas é fazer desse tempo o mais feliz em sua vida, porque não o perdeu lamentando o leite derramado, mas o utilizou indo em busca do mel que doce seria ao seu paladar.

Saibamos, ainda, que o lugar mais doce para pousar é no coração de Deus, pois todo tempo de espera deve ser realizado na oração, em Cristo e por Cristo. Ele sabe o que é melhor para nós, sabe quando estamos preparados, sabe quando estamos no ponto certo de receber a graça que vem do Céu.

Conceição Jaimara Lourenço Damascena

Postulante na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital