05/05/2018

O trabalho para a construção do Reino

por Ávilla Alves

Através do nosso trabalho o Espírito nos santifica e santifica o mundo.

Hoje, comemorando o Dia do Trabalho, relembramos a manifestação dos operários em Chicago, Estados Unidos, em 1886. Lá pessoas foram mortas por reivindicarem a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em 1955, o Papa Pio XII estabeleceu a Festa de São José Operário, para dar um sentido cristão a este dia e, por consequência, um padroeiro.

Este homem humilde, carpinteiro, pobre e recolhido tornou-se santo graças à oração e ao trabalho. Graças às mãos de São José, Jesus aprendeu a trabalhar e aquela pequena oficina foi a sua escola. Por isso, pelo trabalho nos tornamos verdadeiramente semelhantes a Jesus, porque nos permite colaborar na continuação da criação divina. “Considera, portanto, que o Senhor te escolheu para construir uma casa que será seu santuário. Coragem e põe-te a trabalhar” (I Cor 28,10).

Emmir Nogueira, em seu livro “O segredo da Divina Providência”, nos fala muito bem sobre isso quando escreve:

“Através do nosso trabalho o Espírito nos santifica e santifica o mundo. O trabalho não é, como poderíamos ser tentados a pensar, um setor estanque de nossa vida espiritual no qual podemos agir e pensar como o mundo. Pelo contrário! É um santo desafio através do qual o Espírito forja homens santos e constrói, com sua santidade, um mundo santo“.

Seja qual for o seu ofício, você pode dar um significado muito maior à sua atividade do que aquela de apenas estar trocando seu esforço, tempo e conhecimento por uma quantia em dinheiro recebida no final do mês. Basta que faça o seu trabalho para o crescimento do outro, entendendo que o que você faz pode melhorar o mundo em que vivemos, contribuindo para a construção do Reino de Deus já aqui na Terra. É isso que dignifica o homem.

Que São José Operário nos ensine a trabalhar de forma a cooperar com a santificação da criação. Que Deus os abençoe e Maria os guarde!

Ávilla Alves

Noviça na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Cedro

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital