Artigos

15/03/2019

O tempo bem administrado e a Internet

“Trata-se de dar a cada instante o máximo de amor, de eternizar o instante que foge, dando-lhe o valor da caridade” (Ir. Carmela do Espírito Santo).

Deus nos concede muitas experiências a cada novo dia e a cada novo tempo que vivemos. O livro do Eclesiastes nos lembra que há um tempo para cada coisa debaixo do céu, e portanto, na nossa vida. Santa Teresa de Jesus nos deixou uma célebre frase: “Tudo passa, Deus não muda!”, e é sobre isso que quero partilhar com você nesse texto.

Em um mundo bastante turbulento e profundamente rápido e instantâneo, precisamos orientar nossas atitudes em vista daquilo que de verdade é eterno e deixará em nós marcas de Deus e do Seu projeto para nós e para os nossos.

Ao deitarmos para descansar e dormir à noite, somos levados a, mais uma vez, dar a última olhada no celular para ver o que tem de novo, e o que deveria ser uma olhadinha acaba por atravessar a noite e, com isso, perdemos tempo e sono. Preciso te lembrar: esse sono perdido não te será recompensado, pois passou o tempo.

Somos despertados pelo celular que toca e vibra e, em vez de desligarmos o despertador e voltarmos a tirar o “último cochilo”, vamos direto para as Redes Sociais. Perdemos os primeiros momentos do dia em que poderíamos dormir mais um pouquinho, agradecer a Deus por mais um dia de vida, colocarmo-nos à disposição de Deus ou planejar as atividades do dia. Gastamos o tempo ao ponto de “perder a hora” e o ônibus, chegando, tantas vezes, atrasados e desorientados no nosso trabalho ou estudo.

Durante o dia, em nossas atividades, vamos perdendo mais tempo entre uma tarefa e outra, quando curtimos, compartilhamos e postamos mais uma foto. Nesse tempo que já passou, poderíamos conversar e rir pessoalmente com um familiar, com o colega de trabalho ou da faculdade, fazer aquela ligação pra alguém que está distante e que seu coração tanto cobra.

Quando findamos o dia de trabalho, muitas vezes exaustivo, em vez de nos sentarmos naquela cadeira de balanço ou deitarmos na nossa cama para descansar o corpo e a mente, curtirmos os nossos filhos e familiares, nos encontramos mais uma vez com o celular na mão e vivendo uma vida virtual, esquecendo a realidade que pulsa ao nosso lado.

Essa é uma reflexão que devemos fazer: Eu estou me comportando assim? O que fazer para potencializar minhas horas de descanso?

     Venho te dar algumas dicas:

  1. Delimite três momentos no dia em que você vai ver e responder as mensagens das suas redes sociais. E lute pra ser fiel!
  2. Quando estiver respondendo, atualizando ou postando algo nas suas páginas, observe qual a diferença vai fazer na sua vida e na das outras pessoas se você deixar de realizar aquela tarefa.
  3. Nas horas livres, em que você estiver com sua família, aproveite para abraçar, abençoar, rir, contar histórias, brincar com os filhos e sobrinhos pequenos.
  4. Nos momentos de descanso no seu trabalho ou na sua faculdade, escolha conviver concretamente com os seus colegas, tome um café ou uma água juntos, fazendo disso um motivo de uma conversa prazerosa e saudável.
  5. Potencialize os momentos em que você estiver em um grupo de pessoas para conversar, colocar os papos em dia, e seja um propagador da vida sem Redes Sociais em festinhas de família ou de trabalho.
  6. Use as Redes Sociais a seu favor: naquilo que te ajuda ou ajuda alguém, te forma ou pode formar o outro, te evangeliza ou faz as outras pessoas se aproximarem da Palavra, através de uma mensagem ou de uma imagem ou som/vídeo.
  7. Evite sair compartilhando tudo o que recebe, pois em meio a tanta coisa boa, existe também muita coisa ruim, que pode destruir o lar de alguém, a saúde das pessoas. Você não estará perdendo ou ficando pra trás se você não estiver “bombando” nos compartilhamentos, mas estará favorecendo uma vida com menos preocupação, medo e pavor a tanta gente que não tem tanta informação.

Um lembrete importante: O tempo passa rápido, não podemos voltar atrás, e aquilo que tivermos de fazer de bom para nós e para os outros precisa ser feito hoje! Busquemos a Deus enquanto Ele se deixa encontrar! Enquanto estamos vivos!

Antonio Durval de Almeida Viana Filho

Consagrado na Dimensão de Aliança na Comunidade Mariana Boa Semente

Seminarista da Diocese de Quixadá/CE

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital