Artigos

04/02/2019

O que fazer com os antigos cadernos de oração?

Não jogue seus cadernos fora sem antes recuperar as notas da sua amizade cultivada na oração. 4 fevereiro 2019 Minha mãe vive insistindo para que eu descarte meus cadernos de oração antigos, mas eu sempre digo a ela que vão precisar deles no meu processo de beatificação — uma brincadeira com uma dose muito grande […]

Não jogue seus cadernos fora sem antes recuperar as notas da sua amizade cultivada na oração.

Minha mãe vive insistindo para que eu descarte meus cadernos de oração antigos, mas eu sempre digo a ela que vão precisar deles no meu processo de beatificação — uma brincadeira com uma dose muito grande de verdade, pois a isso eu anseio! (Risos) Mais vai que aconteça não é mesmo? Se não for comigo, pode ser com você! Até que minha mãe tinha razão, eu precisava me desfazer dos cadernos, estavam mofando e acumulando espaço. Com isso, parei e pensei: o que fazer com os cadernos antigos de oração?

Algumas possibilidades

  1. Podemos escanear e transformá-los em arquivos de PDF. Você pode também salvar em uma nuvem online como o Google Drive.
  2. Você também pode revisá-los anualmente. Ao final de cada ano, revise em oração, todo caminho percorrido. Anote as obras que Deus realizou, e transforme em uma oração de louvor. Reveja os objetivos ao final dos PVPs que você não realizou e coloque-os como metas no decorrer das semanas. Reze também com as correções de amor e misericórdia que com certeza Deus fez!
  3. Na falta de uma máquina de scanner, comece a digitar as páginas. Eu tenho feito isso, principalmente nos momentos livres e ociosos dos finais de semana. Pode parecer cansativo e desnecessário, mas tem surtido um efeito de gratidão muito grande. Posso tocar na Obra de Deus em minha história ao ler e reescrever cada página. Acho que nunca me conheci tanto, quanto nos últimos meses em quem venho lendo e digitando tudo… Seja muito fiel e digite precisamente como você escreveu. Perceba as ordens de Deus, os momentos de consolo, a condução à Sua vontade, e assim como no ponto dois, construa propósitos para reviver aquilo que foi deixado de lado. Para organizar os dados do seu caderno, você pode utilizar aplicativos de notas como o NotionEvernoteou Onenote. Gostei do Evernote, porque consigo dividir os cadernos por títulos correspondentes ao conteúdo e dentro dele criar páginas. Esses aplicativos possuem versões para web e celulares, com isso, você tem acesso ao conteúdo sempre que precisar.

Importante

Nada na nossa vida é vivido longe da oração. Peça ao Senhor que auxilie você neste exercício de organização dos seus cadernos de oração e que o Espírito Santo o ilumine para que não seja uma ação mecânica de arquivar informações. Na organização como técnica, existem definições variadas para esse processo de arquivar, mas, na vida espiritual e na nossa história, esse processo é um caminho de oração para tocar no que foi vivido e por ele louvar, para se render a graça de recomeçar o esquecido.

PPV recomeçar

Ao perceber o que Deus disse e que deixei para trás, comecei a construir um PVP — Projeto de Vida Pessoal — só sobre recomeçar, anotando aquilo que Deus me pediu e que, na minha inconstância, não assumi viver. A vida de oração transborda em gestos concretos, reler seus cadernos e reescrever aquilo que Deus planejou para você e por inúmeros motivos não foi vivido, será um bom passo para começar 2019 reconstruindo a vontade de Deus em sua história. Reler e anotar. Fazer seu plano de busca pela fidelidade, aquilo que Deus já afirmou em seu coração e em sua vida.

Quantos de nós já perdemos esses cadernos valiosos por dentro de casa? Ou ao terminar o ano, simplesmente nos desfazemos sem nos dar conta de que ali está descrito um caminho de conversão vivido e ainda a se viver! Não jogue seus cadernos fora sem antes recuperar as notas da sua amizade cultivada na oração.


0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital