Artigos

06/03/2021

O que é purgatório?

No ano de 2020, nos deparamos com uma pandemia global. Para os cristãos, a doença e a morte nos empurram a olhar para o eterno: a vida eterna que nossa alma terá um dia e que desfrutará no céu, no purgatório ou no inferno.

 

No ano de 2020, nos deparamos com uma pandemia global. Para os cristãos, a doença e a morte nos empurram a olhar para o eterno: a vida eterna que nossa alma terá um dia e que desfrutará no céu, no purgatório ou no inferno. O purgatório, realidade hoje em dia tão esquecida, não deve ser entre os cristãos católicos uma lenda, uma historinha ou “segunda chance de conversão após a morte”, caindo na heresia e no protestantismo, mas esse dogma de fé deve ser entendido e as almas ali lembradas em nossas orações.

Nós da Comunidade Mariana Boa Semente, através do Projeto Santa Catarina de Gênova e do Projeto São Paulo, iniciamos com esse texto uma série sobre o Purgatório e a devoção as almas benditas que ali estão.

Para começar: Deus é O Santo e nos quer santos. “Sede santo como vosso Pai do Céu é Santo”. Quem se abre à graça de Deus e trilha um caminho de conversão sincero e aberto à sua graça passa por uma transformação íntima e profunda. Os santos são aqueles que heroicamente, e de forma evidentemente sobrenatural, viveram a fé, a esperança e, sobretudo, a caridade. Esse caminho de perfeição e purificação os torna aptos a estarem diante da presença de Deus, ou seja, estarem no céu.

O inferno é o destino daquele que morre na inimizade com Deus: em pecado mortal e livre de qualquer arrependimento. Porém, há aqueles que morrem formalmente na graça santificante (isto é, cumprindo os mandamentos, sem nenhum pecado mortal), mas não sanaram ainda as suas penas temporais em reparação à vida torta que levaram ou ainda cometiam pecados veniais.

Como o próprio nome já sugere, purgatório é um local onde se “purga”, purifica algo. Neste caso, se purifica alguém. Local e não lugar, pois embora as almas que lá se encontram sofram de sensações físicas, não é uma realidade física.

Segundo a definição do Dicionário Oxford, O Purgatório:

“Que purga, limpa, purifica; purificatório, expiatório.” Na Teologia: “lugar onde as almas dos que cometeram pecados leves (veniais) acabam de purgar suas faltas, antes de ir para o paraíso.”

Diz a Palavra de Deus que junto de Deus, no céu “jamais entrará algo de imundo…” (Ap 21,27a). É a partir dessa constatação que a Igreja Católica define e, assim, ensina que:

“Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação após a morte, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu. A Igreja chama de purgatório esta purificação final dos eleitos, purificação esta que é totalmente diversa da punição dos condenados” (CIC, 1030-1031).

 

1 Comentário
  1. Mayse Soares de Almeida disse:

    Muito bom p lembrar e retomar as orações pelas almas do purgatório.

Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital