22/05/2017

O perigo do ter!

por Pe. Juciê Braga Avelino

Refletindo e observando, vi que há uma inversão na ordem do ter e ser! O equilíbrio das coisas está no ser e não no ter, pois, na ordem dos valores, o ser está em primeiro lugar e, consequentemente, o ter está à serviço do ser!

O ter esvazia o ser! Porque o ter traz o poder e o prazer, que são o perigo do ser! O poder e o prazer deturpados oprimem e escravizam a liberdade e a felicidade que provém do BEM COMUM, QUE NOS GARANTE O EVANGELHO DE CRISTO JESUS! O ter leva a pessoa ao orgulho e ao egoísmo, raízes de todo mal! E, assim, se pode ver que quanto mais se tem mais se quer ter! Assim diz o ditado: “a medida do ter nunca enche!”. As brigas, os conflitos, as desavenças, as guerras, as mortes, todo tipo de violência, são causadas pelo busca do ter! Portanto, a injustiça, a desigualdade social, a miséria, a fome, os anti-valores, que ferem e matam a dignidade e o direito de vida plena de milhares e milhares de pessoas, tudo isso, são consequências no mau uso do ter!

Refletindo e observando, vi que há uma inversão na ordem do ter e ser! O equilíbrio das coisas está no ser e não no ter, pois, na ordem dos valores, o ser está em primeiro lugar e, consequentemente, o ter está à serviço do ser! No mundo consumista, materialista e hedonista em que vivemos, nos é imposta a opressão do ter!  O mais triste é ver e saber que o valor da pessoa humana é medido pelo ter e não pelo ser! Para a sociedade, para nós, a pessoa vale pelo que ela tem e não pelo o que ela é na dignidade inviolável que Deus imprimiu com Sua imagem e semelhança, comunicada no mais profundo do ser de cada uma delas! O SER É O SENHOR DO TER! O SER VEM DO ALTO, DO CRIADOR E SENHOR DA VIDA! O TER VEM DAS COISAS, DAS CRIATURAS! Assim, finalizo dizendo: procure sempre o bem do ser no bom uso do ter! E, dessa maneira, o mundo se tornará melhor, mais justo, mais fraterno… e terá paz!

Pe. Juciê Braga Avelino

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital