18/11/2015

O cristão não se envergonha da cruz

por Boa Semente

O cristão não se envergonha da cruz. Ela foi o meio escolhido por Deus para nos salvar. A cruz e o crucifixo são uma das mais lindas expressões da fé cristã. “A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus.” […]

O cristão não se envergonha da cruz. Ela foi o meio escolhido por Deus para nos salvar. A cruz e o crucifixo são uma das mais lindas expressões da fé cristã.

“A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus.”

Apesar de muitas pessoas usarem a cruz e o crucifixo hoje como simples adereço e até amuleto, esses símbolos da fé cristã estão longe de ser isso. Ao contrário, são um sinal externo de comprometimento na fé cristã e sobretudo católica. Tanto é verdade que, em nosso país, há um movimento de intelectuais para que se tirem dos locais públicos o crucifixo e a cruz, para que nesses locais não haja uma identificação como ambiente cristão, católico e assim, não excluir aqueles que professam outras religiões, porque sabem que a cruz e o crucifixo são um sinal Católico.

De qualquer maneira, para além dos sinais externos, a cruz representa muito mais. Aceitar a ‘pregação da cruz’ é aceitar que Deus e o Filho de Deus, Jesus Cristo, escolheram a cruz como meio para revelar a plenitude de seu amor e de sua glória aos homens! Escândalo, para os Judeus, e para qualquer intelectual que defina Deus como Onipotente, Onipresente e Onisciente. Loucura, para os pagãos e qualquer outra pessoa de religião não cristã, porque Deus não pode morrer para mostrar sua força…

Mas não foi assim que Deus quis se revelar. Esse é a diferença dos Cristãos e do porque seguimos o Cristo Crucificado e Ressuscitado. Justamente porque sua promessa passa pela cruz e alcança a glória na ressurreição. Um mistério pascal, de passagem… Paixão, Morte e Ressurreição. Deus mostra a plenitude de todo seu amor e toda sua glória em um único ato em três dias, assim como Deus é único em três pessoas.

“De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer Deus pela sabedoria, mas pela loucura da pregação… Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus.” I Cor 1, 21.24

Leia o trecho em I Cor 1, 18-31

Na Bíblia cnbb página 1400-1401

Título: A pregação da Cruz e a sabedoria

Promessas

I Cor 1, 29

“Assim, ninguém poderá gloriar-se diante de Deus.”

Ordens

I Cor 1, 31b

“Quem se gloria, glorie-se no Senhor.”

Princípios Eternos

I Cor 1, 21-25.27-28.30-31

“De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer Deus pela sabedoria, mas pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que crêem. Pois tanto os judeus pedem sinais, quanto os gregos buscam a sabedoria. Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens.”

“Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que era para o mundo fraqueza, Deus escolheu para envergonhar o que é forte. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa.”

“É graças a ele que vós estás em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, quem se gloria, glorie-se no Senhor.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A cruz de Cristo não é loucura nem escândalo para aquele que crê! É antes, sabedoria de Deus e força de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Seguir o ensinamento de Cristo assumindo também a minha cruz diária e sendo conformado a ele, alcançar a Sabedoria e a Força em Deus.

Fonte: Canção Nova

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital