20/09/2017

#NoCaminhoDePauloDeTarso: A Liberdade Cristã

por Pe Erasmo Carlos Gomes de Holanda

Mas em que consiste tal liberdade? Paulo nos lembra na sua primeira carta aos Coríntios 6,12 que “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. Podemos afirmar a partir desta exortação do apóstolo que liberdade nos seus escritos é saber fazer as escolhas certas no cotidiano.

A Liberdade Cristã em Paulo

A liberdade é um tema muito recorrente nas cartas de Paulo. O apóstolo dos gentios nos lembra na carta aos Gálatas 5,1 que foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Ou seja, o homem e a mulher que fazem o encontro com o Ressuscitado e tornam-se Seus discípulos são libertos do pecado e da morte para uma vida nova em Cristo, uma liberdade verdadeira.

Mas em que consiste tal liberdade? Paulo nos lembra na sua primeira carta aos Coríntios 6,12 que “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. Podemos afirmar a partir desta exortação do apóstolo que liberdade nos seus escritos é saber fazer as escolhas certas no cotidiano. O cristão não pode viver de qualquer jeito, ele deve saber discernir à luz da sua experiência com Cristo que melhor caminho tomar.

Na carta aos Romanos, 12,2, Paulo exorta os cristãos a não se conformarem com este mundo, mas a transformá-lo. O apóstolo também tinha em mente que a liberdade cristã não permitia ao cristão viver de qualquer jeito. Por isso, a vida discipular também deve ter como consequência um agir ético e moral coerente com a opção feita em seguir o Divino Mestre. Desse modo, no mesmo capítulo, em especial a partir do versículo 9, recomenda-se uma série de atitudes que são testemunho ético de uma vida comprometida com o Reino. Portanto, a liberdade para Paulo é a capacidade que o cristão tem de escolher na vida o caminho coerente com a sua opção. O cristão não é alguém infantilizado que vive esperando uma ordem superior para fazer o que é certo. Ao contrário, o cristão é alguém que a luz de Cristo que o tornou livre do pecado, é capaz de fazer suas escolhas com coerência e discernimento. Uma vez que não é escravo, é capaz de renunciar a escravidão do vícios e das propostas tentadoras de outros caminhos para ficar com Cristo e na vida ser sinal da Sua presença viva e libertadora.

Pe Erasmo Carlos Gomes de Holanda

Mestre em Teologia Sistemática pela FAJE

Instituto Religioso Nova Jerusalém

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital