07/08/2020

Memorial Irmã Dulce

por irmadulce.org.br

Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, o Memorial Irmã Dulce (MID) é uma exposição permanente sobre o legado de amor e caridade do Anjo Bom do Brasil, reunindo mais de 800 peças que ajudam a preservar e manter vivos os ideais da religiosa. O hábito usado por ela, fotografias, documentos […]

Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, o Memorial Irmã Dulce (MID) é uma exposição permanente sobre o legado de amor e caridade do Anjo Bom do Brasil, reunindo mais de 800 peças que ajudam a preservar e manter vivos os ideais da religiosa. O hábito usado por ela, fotografias, documentos e objetos pessoais podem ser vistos no MID, que ainda preserva, intacto, o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por quase trinta anos em virtude de uma promessa. Outros fatos marcantes de sua vida são lembrados através de maquetes, livros, diplomas e medalhas.

Entre as peças do acervo, está também a imagem de Santo Antônio, do século XIX, pertencente à família da religiosa, diante da qual ela costumava rezar. Nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), ela costumava apresentar o santo aos visitantes como o “tesoureiro da casa”. A visita ao Memorial se estende à Capela das Relíquias, no Santuário Santa Dulce dos Pobres, onde, desde junho de 2010, encontra-se o túmulo de Irmã Dulce.

Irmã Dulce nas escolas

Com a proposta de difundir o conhecimento acerca da trajetória de amor e serviço do Anjo Bom do Brasil, incentivando a discussão de valores universais e o resgate da história junto às novas gerações, o Memorial Irmã Dulce criou o projeto educacional Irmã Dulce: um diálogo com a educação. Voltado aos estudantes das redes de educação estadual, municipal e particular, o programa traz aos alunos a oportunidade de conhecer, apreciar, vivenciar e experimentar o legado da religiosa baiana, através de visitas ao MID e da participação em atividades lúdicas, adequadas à faixa etária dos grupos. Essas mesmas atividades também podem ser desenvolvidas no ambiente escolar, a partir do Dulce na Escola, uma ação integrante do projeto. Informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones (71) 3310-1115 / 3310-1461. 

Curso Multiplicadores

Oferecido pelo MID, o curso Multiplicadores da Vida e Obra de Irmã Dulce visa capacitar seus participantes, identificados com o carisma, visão e valores do Anjo Bom, para que se tornem disseminadores desse legado, bem como incentivadores da devoção. O programa proporciona uma imersão que resgata desde o início da caminhada de amor e serviço da Santa Dulce dos Pobres até os fatos mais atuais relacionados às Obras Sociais fundadas pela religiosa. Durante o módulo, os participantes terão acesso a farto material iconográfico, vídeos, depoimentos de ex-funcionários, ex-voluntários e antigos colaboradores da OSID e dos “filhos de Irmã Dulce”, dentre outros testemunhos. Mais informações sobre o curso a partir dos telefones (71) 3310-1115 / 3310-1461.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital