Artigos

04/12/2014

Grupo de Oração

Antes de tudo, quero que entendamos que, como carismáticos, precisamos assumir nossa identidade, baseada no Batismo no Espírito Santo, exercício dos carismas e vivência fraterna

Grupo de Oração.

Eu participo!

 

Queridos irmãos e irmãs,

A paz de Cristo e a alegria de Maria!

Com o coração cheio de alegria, quero partilhar com vocês da importância do Grupo de Oração para nossa vida espiritual, como Comunidade, como Renovação Carismática e, principalmente, como Igreja.

Antes de tudo, quero que entendamos que, como carismáticos, precisamos assumir nossa identidade, baseada no Batismo no Espírito Santo, exercício dos carismas e vivência fraterna. Por mais que dentro da Igreja tenhamos a oportunidade de viver esses elementos indispensáveis a nós, o grupo de oração é o ambiente privilegiado onde Deus quis que experimentássemos toda semana a Sua Graça, o Seu Santo Espírito e o Seu Amor Misericordioso.

De início quero destacar aqui o Batismo no Espírito Santo, fundamental para nossa santificação. A palavra batismo carrega muitos significados, e um deles é limpar totalmente os pecados. Assim, devemos entender que “ser batizado pelo Espírito Santo” é crer que Jesus apaga nossas culpas e, como consequência, nos olha com Seu grande Amor que nos torna Filhos de Deus. Por essa experiência de Batismo adquirimos forças para perseverarmos na vontade de Deus, pois nos derramamos no Espírito, que se revela a nós como um Rio de Água Viva, ao mesmo tempo em que Ele se derrama sobre nós, nos tornando livres da escravidão do pecado. Poderemos então ser agraciados com os carismas, sinais visíveis do Poder e do Amor de Deus, vindos do próprio Espírito Santo, que vem em nosso auxílio no momento em que O clamamos como comunidade. (cf. Rm 8, 26-27)

É importante ressaltar que no Grupo de oração nos encontramos também com o amor dos irmãos que, se antes da vinda do Espírito Santo era possível a comunidade permanecer reunida, agora com o derramamento abundante do Seu Amor sobre nós, é possível atingir o aperfeiçoamento da vida comunitária. As disputas ou divisões podem ser superadas, pois “o amor foi derramado nos corações” (cf. Rm 5,5). A partilha não será uma utopia para quem se deixou tocar pelo Espírito, pois a Palavra nos lembra “eles tinham tudo em comum” (cf. At 4,32).

Diante da realidade do mundo em que vivemos, nos deparamos com as mais difíceis situações que, muitas vezes, podem nos envolver e nos distanciar do plano da Salvação. Vivemos cercados pelo pecado, pelo imediatismo e pelo relativismo. O Grupo de Oração vem a ser para nós, diante de tudo isso, um porto seguro, capaz de nos guardar e nos fortalecer para vivermos neste mundo sem nos apegarmos a ele.

Participo de Grupo de Oração há 10 anos. Durante esse tempo vivi e continuo vivendo muitas experiências de oração que marcam minha vida, minha história de uma maneira que nada pode apagar da minha mente e nem arrancar do meu coração tudo que Deus fez ao longo desses anos em mim e em minha família. Encontrei através do grupo verdadeiros irmãos, descobri minha vocação e fui, de muitas maneiras, tocado por Deus. Nada se compara a viver em busca do Céu com irmãos que caminham ao nosso lado, a amadurecer juntos na fé, na oração e na formação, a partilhar e compartilhar de momentos difíceis e felizes de nossas vidas com pessoas que estão ali, em busca dos mesmos objetivos espirituais, a cantar louvores a Deus nos confraternizando e gritando a uma só voz que Deus é Amor e que queremos mais, muito mais desse Amor.

Que Deus lhes abençoe e Maria lhes Guarde!

Francisco Luan de Souza Carvalho Noviço na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente na Missão de Pedra Branca.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital