Artigos

29/09/2020

Festa dos Arcanjos

Segundo Santo Agostinho, Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz”.

“…Valentes heróis que cumpris suas ordens, sempre dóceis à sua palavra” (cf. Sl 102,20).

Nesse dia, 29 de setembro, a Igreja celebra a Festa dos Arcanjos, São Miguel (Quem com Deus?), São Gabriel (A força de Deus) e São Rafael (Deus cura). Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do Céu vêm em nosso socorro.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC-328) fala-nos que “a existência dos seres espirituais, não-corporais, que Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.” Segundo Santo Agostinho, Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz”. Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam “constantemente a face de meu Pai que está nos céus” (cf. Mt 18,10), são “poderosos executores de sua palavra, obedientes ao som de sua palavra” (cf. Sl 102,20); (CIC 329).

Eles aí estão, desde a criação e ao longo de toda a História da Salvação, anunciando de longe ou de perto esta salvação e servindo ao desígnio divino de sua realização: fecham o paraíso terrestre, protegem Ló, salvam Agar e seu filho, seguram a mão de Abraão, comunicam a lei por seu ministério, conduzem o povo de Deus, anunciam nascimentos e vocações, assistem os profetas, e tudo isso para citarmos apenas alguns exemplos. Finalmente, é o arcanjo Gabriel que anuncia o nascimento do próprio Jesus.

Cristo é o centro do mundo angélico. São seus os anjos: “Quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos…” (cf. Mt 25,31). São seus porque foram criados por e para Ele: “Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações, Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele” (cf. Cl 1,16). São seus, mais ainda, porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação. “Porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?” (cf. Hb 1,14); (CIC-331). Quando Deus “introduziu o Primogênito no mundo, disse: – Adorem-no todos os anjos de Deus- ” (cf. Hb 1,6).

São Miguel: O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8) A expressão “Quem como Deus” mostra a grandeza de seu envio e estabelece seu testemunho de fidelidade e reconhecimento da Majestade Divina, o Deus inigualável, amor infinito e misericordioso – Deus único, onipotente, Senhor e Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis.

            São Gabriel: O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”.  É considerado como o Anjo da Redenção, Gabriel é o Anjo do Anúncio por excelência. Através dele chegou a humanidade a mais sublime dentre todas as notícias: o Anúncio da Encarnação do Verbo de Deus – Jesus Cristo, o Filho de Deus feito Homem – o Emanuel!: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’ …” (Lc 1, 26ss) a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael: Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobias. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, “tem ânimo, porque é fácil a Deus curar-te!” (Tb 5, 13) – Aquele que conduz o povo de Deus, que zela por suas necessidades – “Eu o levarei até lá e to reconduzirei” (Tb 5,15), restituiu a vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tb 5,4). O anjo Rafael foi companheiro de viagem de Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demônios, é o guia e seu protetor nas adversidades. São Rafael é o guardião da saúde e sua maior função é auxiliar na cura dos doentes e enfermos, protegendo os hospitais e ajudando aqueles que necessitam.

Reza-se a Quaresma de São Miguel Arcanjo, diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel. Podendo ser rezada também em outras épocas do ano por um período de 40 dias. Veja abaixo a Oração de São Miguel Arcanjo – Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

            São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

“Há uma certeza que paira no ar
O auxílio celeste eu sei que virá
O céu se abriu, uma ordem se ouviu
Nossa prece escutou
Mensageiros enviou
Pelo Arcanjo Rafael, a mão de Deus vai nos tocar
Os doentes confortar, a saúde restaurar
Pelo Arcanjo Gabriel, a voz de Deus se ouvirá
A verdade do Senhor, ecoará…
Vem oh Arcanjo São Miguel, com tua espada defender
e teu escudo proteger.
Vem oh Arcanjo São Miguel, com tua espada defender
Com teu escudo proteger.” (Padre Reginaldo Manzotti)

 

Que Deus lhes abençoe e Maria lhes guarde!

José Carlos Soares Ferreira

Noviço na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Fortaleza

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital