Artigos

14/09/2018

Exaltação da Santa Cruz

“Nós Vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.”

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio. Santo André de Creta diz: “Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro.” Disse Jesus: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. A comparação de Jesus se relaciona com outra afirmação sua, contida no mesmo Evangelho de São João: “Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim” (cf. Jo 12,32). Assim cumpre-se a profecia de Zacarias 12,10: “Olharão para Aquele que transpassaram”. A Cruz nos atraia Cristo, onde é o ‘Sinal supremo do amor de Deus por cada homem’ (Bento XVI). Amou-nos para que o amássemos de volta; visitou-nos com seu Espírito para que pudéssemos amá-Lo novamente.

A Cruz é um mistério de amor. “Amor por Amor”, disse Jesus a Santa Isabel de Turíngia quando fez esse pedido a Jesus: “ Meu Deus, cruz por cruzes! ”. Foi na Cruz que Cristo nos amou em plenitude, ele nos deu a vida por sua morte. Celebrar a festa da exaltação da Santa Cruz, é louvar e exaltar a Cruz cuja imposição lhes manifesta Deus o poder da sua Graça. Muitos não aceitam a cruz, fogem dela, e até blasfemam da Cruz, esquecem que por ela alcança-se a salvação. A cruz é inevitável. Vivamos numa perpétua exaltação da Santa Cruz.

O Apóstolo São Paulo nos diz: “ Livrai-me Deus de me gloriar de outra coisa que não seja a cruz de Jesus Cristo” Não nos assuste a cruz, pois o com diz o Santo Cura D’Ars: “ o medo da Cruz é nossa maior cruz. ” Só que foge da cruz de Cristo é o demônio, pois nela a morte foi vencida. Nós Cristãos devemos abraçar a cruz com alegria, aceitando tudo que da parte do Senhor nos for dado. Só pela cruz nos salvará Aquele que morreu na cruz.

Cristo não poupou a própria vida para nos salvar, como manso cordeiro, por cada um de nós se deixou imolar. Como diz a música da Comunidade Católica Shalom: “ Foi

lá na cruz que Ele me redimiu, e os meus pecados assumiu Foi lá na cruz que me salvou, E hoje escravo já não sou Ele mudou a minha sorte Cristo deu-me a vida por sua morte…” Como alegra o coração saber que Crist0 nos concedeu a salvação. O amor de Deus manifestado na cruz nos ensina amar, ou seja, “olhando para a Cruz, realmente somos curados em nossa capacidade de amar. ” (Padre Paulo Ricardo), e assim somos introduzidos na dinâmica da salvação, como nos ordena o Apóstolo São Paulo: “ Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. ” (Cf. Fl 2,5). Assemelhar a nossa vida à vida de Cristo, pois todos dias vivemos para exaltar da Santa Cruz.

Que Deus nos abençoe e nos ensine a amar, a adorar a Santa Cruz, sinal da bondade e misericórdia de Deus. Que o seu amor nos cure, e nos faça amantes da Cruz. Que a Virgem Gloriosa e Bendita seja sinal de confiança e a amor a Cristo, que ela nos abençoe e nos indique o caminho do Céu pela Cruz, entendo que não se chega ao Céu sem passar pela Cruz.

“Bem vês que a cruz é a glória e a exaltação de Cristo” Santo André de Creta.

José Carlos Soares Ferreira

Noviço da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Fortaleza

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital