Artigos

03/11/2020

Carlo Acutis: O jovem que descobriu o segredo da Divina Providência

  Carlo entendeu ainda jovem que há mais alegria em dar do que em receber. 29 outubro 2020 Alguns nomes entram para a história, outros entram para o céu e nos ensinam a beleza de ofertar a juventude por amor a Deus e aos homens. Assim foi Carlo Acutis, o anjo da juventude. Ele encontrou […]

 

Carlo entendeu ainda jovem que há mais alegria em dar do que em receber.

Alguns nomes entram para a história, outros entram para o céu e nos ensinam a beleza de ofertar a juventude por amor a Deus e aos homens. Assim foi Carlo Acutis, o anjo da juventude.

Ele encontrou na Eucaristia, no rosário e na Missa o seu melhor amigo, Jesus. Pelo Cristo foi inflamado com um grande desejo de cuidar dos pobres e de compartilhar com o mundo, através da internet, o amor à Eucaristia. Podemos dizer que Carlo Acutis foi atraído pela pobreza, visto que tinha como santo de devoção São Francisco de Assis. Como dizem os Escritos da Comunidade Católica Shalom, a pobreza nos atrai e temos sede de ser pobres, a exemplo dos grandes Santos, “parece até que ela nos completa, e nos sentimos felizes com o desejo de vivê-la”.

O segredo revelado

Atraído pela pobreza, Carlo descobriu o segredo da palavras de Jesus ditas ao jovem rico: “Vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Marcos 10, 21). Porém, ao contrário do jovem que saiu entristecido, Carlo fez uma total entrega de sua vida aos cuidados do Pai e da Divina Providência, em um caminho de e para a felicidade.

É interessante observar como ele colocava tudo em comum com os seus irmãos. O dinheiro da sua mesada era destinado aos pobres, além disso não gostava de ganhar sapatos, considerava um par o suficiente. Certa vez, entregou este seu único par a um morador de rua que, no frio, não tinha como aquecer os pés, e voltou para casa descalço. Os seus pais ficavam surpresos.

Carlo Acutis e a Divina Providência

Carlo Acutis faleceu de uma grave doença, a leucemia, com apenas 15 anos. Contudo, sua primazia a Deus, a sua partilha de bens e a sua oferta de vida são exemplos vivos a serem encarnados nos corações, principalmente nos dos jovens. Como nos ensina o livro O Segredo da Divina Providência, escrito por Emmir Nogueira e Leandro Formolo, da Comunidade Shalom, “Como seria bom se o Senhor nos libertasse da hiper-preocupação com nós próprios, da autorreferencialidade, da confiança exagerada em nós mesmos, da centralização dos nossos problemas! Poderíamos, então, nos dedicar a cuidar de quem precisa”.

Assim fez Carlo Acutis, que descobriu e viveu o segredo da Divina Providênica. Vale a pena conhecer esse mistério e aderir a ele: confiar na paternidade de Deus é uma via segura, que não nos deixa na mão.

Fonte: comshalom.org

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital