04/03/2015

Caminha com Jesus por meio da palavra

por Tatiane Leal / Comunidade Boa Semente

Quaresma é uma caminhada com Jesus por meio da Palavra de Deus rumo a mais profunda e íntima área do nosso ser.

Quaresma é uma caminhada com Jesus por meio da Palavra de Deus rumo a mais profunda e íntima área do nosso ser. São quarenta dias em que o Senhor nos convida a experimentar Seu amor de um modo intenso e inteiro, de corpo e alma (oração, jejum, esmola). Para isso nos convida a rever nossos hábitos, manias, escolhas do dia a dia. É um caminhar que nos leva a retomar a essência, nos liberta dos excessos, de tudo o que não é necessário.

Nesse caminhar por meio da ORAÇÃO, Ele nos fala, nos ama, nos cura, nos liberta. E a partir dessa certeza de sermos amados, podemos dar um novo passo, reconhecer o que fere Aquele que nos ama tão fielmente. Porque queremos estar unidos a Ele o mais que nos seja possível, voltar à essência de transmitir Seu Ser, de levá-lo ao maior número de irmãos. E a consequência de todo esse amor que nos envolve é o reconhecimento de que algumas vezes deixamos o Amor por outros amores. Trocamos Deus pelos presentes que Ele nos dá, como dizia uma pregadora da RCC recentemente.

Arrependimento é tristeza vinda do Espírito de Deus à alma do homem, é uma tristeza fecunda porque gera decisão por nova vida, gera mudança, o que chamamos de conversão. Reconhecimento do erro da ação ocorrida movido por um sentimento de coragem e mudança de se confessar, restituir e concertar o erro. É diferente de Remorso. Arrependimento é tristeza que se preocupa por ter magoado a Deus, ao irmão, à nossa própria alma. Já o Remorso, é uma tristeza não por haver magoado, causado mal, mas por perder, prejudicar algum ganho pessoal, não gera mudança, gera estagnação, paralisa no erro. O arrependimento, ou contrição perfeita, é uma graça, um dom que Deus nos concede e que precisamos pedir, buscar para não voltar a cair no mesmo pecado, é um dos elementos essenciais para uma frutuosa CONFISSÃO.

Quando cometemos o pecado, no mesmo instante, ou depois, o Senhor nos acolhe disposto a perdoar e amar do jeito que somos. A tentação e o Tentador, ao contrário, nos levam à paralisia, a achar que não há mais jeito, que já erramos muito, e de novo aquele pecado, a vergonha de confessar de novo o mesmo erro. São pensamentos que não provêm da Misericórdia de Deus, Ele sempre está disposto a nos perdoar se de fato nos arrependemos e queremos mudar, não importa o tamanho, a quantidade de vezes, o lugar.

Assim nos diz o Senhor, “…haverá no céu mais festa por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”(cf. Lc 15,7). É o Senhor que nos lava inteiramente do delito e nos limpa do pecado, quando reconhecemos a nossa culpa, é contra Ele que pecamos. O que o Senhor quer é a sinceridade interior. Aí então Ele apaga a nossa culpa, nos purifica, e renova a nossa vida (cf. Sl 50).

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital