18/03/2020

Cada um deve encontrar o seu próprio caminho de santidade em Jesus

por Boa Semente

Conversão não é apenas uma palavra do dicionário para ser repetida por aí como refrão quaresmal, mas é algo para ser vivido em uma mudança total do nosso agir. Que número de sapato você calça? Eu calço 38. Se eu colocar um sapato de número 45, não consigo caminhar, e se colocar o número 30, […]

Conversão não é apenas uma palavra do dicionário para ser repetida por aí como refrão quaresmal, mas é algo para ser vivido em uma mudança total do nosso agir.

Que número de sapato você calça? Eu calço 38. Se eu colocar um sapato de número 45, não consigo caminhar, e se colocar o número 30, não consigo nem mesmo pôr. Assim, é o caminho da santidade, cada um deve encontrar o próprio. Deus não exige de todos a mesma coisa, a mesma maneira de viver.

Teresa do Menino Jesus, por exemplo, compreendeu muito bem tudo isto, e, querendo ser santa e vendo que não podia sê-lo como os outros santos nem como um gênio da santidade, descobriu o caminho da infância espiritual. Estamos na Quaresma, a Palavra de Deus bate com força à nossa porta, assim como a palavra do Papa, da Igreja. Porém, a cada um de nós é dada a responsabilidade de viver tudo isto segundo a capacidade e segundo a compreensão.

Precisamos, sem dúvida, de orientações, luzes para o caminho, mas depois é cada pessoa que deve caminhar com coragem, sem desanimar. Deus não olha a grandeza das obras, mas o amor com que são feitas. Vemos como o povo, no seu caminho pelo deserto, rumo à terra prometida, era cansado, queria água, queria carne… Deus dá tudo a ele, mas o povo não corresponde às graças que recebe. É preciso corresponder à graça de Deus, converter-se.

Conversão não é apenas uma palavra do dicionário para ser repetida por aí como refrão quaresmal, mas é algo para ser vivido em uma mudança total do nosso agir, para que seja cada vez mais conforme à vontade de Deus, que quer que sejamos sinais vivos do Seu amor.

Cada um tem seu caminho

“’Cada um por seu caminho’, diz o Concílio. Por isso, uma pessoa não deve desanimar, quando contempla modelos de santidade que lhe parecem inatingíveis. Há testemunhos que são úteis para nos estimular e motivar, mas não para procurarmos copiá-los, porque isso poderia até afastar-nos do caminho, único e específico, que o Senhor predispôs para nós. Importante é que cada crente discirna o seu próprio caminho e traga à luz o melhor de si mesmo, quanto Deus colocou nele de muito pessoal (cf. 1Cor 12,7), e não se esgote procurando imitar algo que não foi pensado para ele.  Todos estamos chamados a ser testemunhas, mas há muitas formas existenciais de testemunho. De fato, quando o grande místico São João da Cruz escrevera o seu Cântico Espiritual, preferia evitar regras fixas para todos, explicando que os seus versos estavam escritos para que cada um os aproveitasse ‘a seu modo’. Pois a vida divina comunica-se ‘a uns duma maneira e a outros doutra’.”(Gaudete et Exsultate, 11)

Este número da Gaudete et Exsultate é de importância fundamental para o nosso caminho de santidade. Cada um deve colocar em movimento a sua inteligência e o seu coração para descobrir o seu caminho de santidade e de perfeição. Neste número que cita São João da Cruz, o místico do Carmelo tão exigente e, ao mesmo, tão compreensivo, que nos recorda que cada pessoa é chamada a ser santa, perfeita, à
comunhão com Deus, mas não na mesma maneira que os outros.

Não existe uma santidade pré-fabricada, mas Deus nos quer santos diferentes, embora que todos juntos revelamos a beleza e grandeza de Deus, nosso Pai. O paraíso é o mais belo jardim do mundo, com uma multidão de flores diferentes umas das outras, mas todas enfeitam o Céu e cantam a glória de Deus. Procure um bom diretor espiritual que possa ajudá-lo a ser você mesmo. Será o mesmo João da Cruz a dizer que o diretor espiritual que quer os dirigidos sejam igual a ele é um péssimo diretor espiritual, é como o diabo…

Não deixemos endurecer o coração

O povo caminha cansado, no deserto, rumo à terra prometida, a que parece que nunca vão chegar. O deserto é duro de atravessar, falta comida, falta água. E o povo se queixa não contra Deus, mas contra Moisés, que fala em nome de Deus e quer libertar o povo da escravidão do Egito. Quando o povo sofre há sempre um clima de revolta contra os dirigentes.

Moisés tem no seu coração a certeza de que Deus não pode abandoná-lo, mas tem medo, é inseguro, e reza, queixando-se, com o mesmo Deus, da demora desta travessia no deserto: “Não sei o que fazer com este povo. Daqui a pouco me vão apedrejar.” O coração se endurece até diante das maravilhas do Senhor. Deus fará derramar a água para matar a sede do povo, mas permanece a pergunta final: “Deus está ou não
no meio de nós?” A mensagem é que devemos escutar sempre a voz do Senhor, mesmo quando nos pareça difícil.

A realidade do endurecimento do coração do povo em Meriba se repete constantemente até os nossos dias. É tempo de Quaresma, tempo de crer na Palavra do Senhor e sermos fiéis ao que Ele nos diz através dos Seus mensageiros. Para nós, a palavra do Papa é determinante para o novo caminho da Igreja e de cada um de nós, como pessoas e como povo de Deus a caminho. O Salmo 95 nos convida a nos aproximarmos de Deus com confiança para contemplar a Suas maravilhas e não endurecer o nosso coração, petrificado pelo pecado.

A esperança em Deus nunca é vã

A certeza de que Deus nos ama está no fato de que embora estivéssemos mergulhados no pecado, Jesus, o justo, morreu por nós. Isto não é filosofia barata e nem bons pensamentos para enganar a nós mesmos, mas uma realidade; por isso que a esperança do cristão nunca é vã, já que se fundamenta não em palavras humanas, mas na Palavra de Deus, que sendo amor não ilude ninguém.

Paulo escreve isto à comunidade de Roma, onde havia um oceano de filosofia e de religiões que prometia e não cumpria. Ele recorda a solidez da fé na Pessoa de Jesus. Hoje em dia, vivemos em um supermercado de esperança, de ilusão que não tem fundamento, envolvendo a saúde, a cultura, o trabalho, a política… Promessas, palavras e mais palavras. Não se entra no paraíso pelas muitas promessas e palavras, mas pelas
obras de fé.

Onde está a nossa esperança?

Creio que já sei de cor e salteado este capítulo 4 do Evangelho de São João. É um dos textos que nunca me canso de ler, meditar e de comentar, e o faço sempre quando tenho oportunidade. Também é um texto muito importante para Santa Teresa d’Ávila, Santa Elizabeth da Trindade e para São João da Cruz.


0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital